Um clube que nasceu para o futebol e que reflete a própria história do nosso estadual. Afinal, desde 1915 foi o único a estar presente em todas as competições do nosso certame.
24 vezes campeão pernambucano, com direito a pentacampeonato (1969-1973) e conquista de 3 supercampeonatos (1957, 1976 e 1983).
Maior força do Norte-Nordeste nos anos 70, a equipe chegou a disputar as primeiras posições do Brasileirão em 1975 e 1978, com campanhas praticamente impecáveis.
Em 1978, por exemplo, os Corais só perderam 2 jogos em 29 disputados, permanecendo invicto nas 27 primeiras partidas até cair duas vezes diante do Internacional. No caminho, atropelou Atlético-MG, Bahia, Ceará, Fluminense, Goiás, Náutico e Sport, entre os times mais tradicionais. Empates com o Cruzeiro, Grêmio e Santos fora de casa também deram ao Santa Cruz um sabor especial da campanha.
Antes, em 1975, o Santa tinha obtido sua melhor classifiação até hoje, terminando em 4º lugar, com direito a vitórias sobre Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras, Inter, Grêmio, Sport e Náutico, além de derrubar o Flamengo por 3x1, no Maracanã.
O Santa Cruz também foi o único time pernambucano a ter o principal artilheiro da competição, com Ramon, em 1973, com 21 gols.
Atualmente, os Corais vivem um momento de reestruturação, buscando recuperar o espaço perdido após duas desastrosas campanhas em brasileiros, que levou o time para a Série C.
Time de uma torcida fanática, que colocou quase 30.000 torcedores por jogo na segundona nacional do ano passado (apesar da campanha do time), ficando entre as 4 melhores médias de público de todo Brasil, em suas 3 divisões. Incontestavelmente, esse é seu maior patrimônio: os torcedores, que em sua prova de amor apelidaram o clube como "O Mais Querido"
Comemorem Tricolores!!! Brindem seu amor a um clube que surgiu do povo e pouco a pouco soube fazer cada vírgula de seu caminho um motivo especial para reafirmar o amor com o seu clube.
Das tristezas, ficam apenas a lembrança que dará força para novas alegrias.
HINO OFICIAL DO CLUBE
Nos anais, nos calendários
Fiquem sempre por lembrança
Teus lauréis extraordinários
De bravura e de pujança
Nos esportes tua história
É orgulho a que faz jus
Este símbolo de glória
Que é teu nome Santa Cruz
Uma voz proclama e canta
É a voz das multidões
Santa Cruz, querido Santa!
Campeão dos campeões
Esta multidão tamanha
Gente pobre que te aclama
Lembra o ouro que se apanha
Nos cascalhos e na lama
Esse ouro é sangue, é vida
É delírio, raça, e amor
A bandeira tão querida
A bandeira tricolor
Capiba, em 1957, fez a composição de "O Mais Querido", hino que é mais conhecido e executado por toda nação Tricolor:
O MAIS QUERIDO
Santa Cruz! Santa Cruz!
Junta mais esta vitória
Santa Cruz! Santa Cruz!
Ao teu passado de glória.
És o querido do povo
O terror do Nordeste no gramado
Tuas vitórias de hoje
Nos lembram vitórias do passado
Clube querido da multidão
Tu és o Supercampeão
Fonte dos Hinos: Coralnet.com.br
Um comentário:
VEJA FOTOS ANTIGAS DO SANTA CRUZ: www.futebolpefotos.blogspot.com
Postar um comentário