segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PEA2: Petrolina Campeão!!!

Por Vinícius Amorim

Um dia para entrar na história do futebol pernambucano. O dia em que o Petrolina Social Futebol Clube sagrou-se campeão da série A2 com todos os méritos após um campeonato praticamente impecável. O dia em que o América Futebol Clube, agremiação tradicionalíssima da Estrada do Arraial, voltou a elite após 15 anos. Dia de muita festa no sertão e na capital.

Jogando fora de casa, o América tinha uma missão dificílima: vencer o Chã Grande no caldeirão que é o Barbosão e esperar o resultado do jogo entre o Timbaúba e o já eliminado Pesqueira.
Mas quem pensava que o Timbaúba teria vida fácil acabou enganado. Jogando dentro de casa, o Pesqueira que fez campanha irregular ao longo da competição, honrou as cores da cidade e não abriu o jogo, situação bastante especulada durante a semana. Mesmo com o placar favorável de 3 a 2, o Timbaúba viu a classificação escapar porque o Mequinha aplicou um suado 4 a 1 no Chã Grande. O Periquito engoliu a Raposa. E a torcida alvi-verde que foi a Chã Grande invadiu emocionada o gramado após o apito final e foi comemorar com os jogadores.

O América não começou muito bem o campeonato tendo conquistado uma das últimas vagas para a segunda fase, porém, a tradição voltou a falar mais alto. Um clube 6 vezes campeão pernambucano não poderia amargar mais uma temporada na A2. Foi na raça, na coragem e na superação que o América conquistou o acesso, para alegria dos amantes do futebol que vêem que, felizmente, é possível dar a volta por cima. Parabéns, Mequinha!

Pelo grupo 3, a situação também estava indefinida. O Olinda, que vinha numa crescente muito boa, precisava vencer o eliminado Centro Limoeirense por uma ampla margem para alcançar o Petrolina no saldo de gols. Todavia venceu por apenas 2 a 1. Restava esperar por um milagre que não aconteceu.

Jogando com o apoio de mais de 4.000 torcedores presentes no Paulo Coelho, o Petrolina que vinha de 2 derrotas consecutivas (as únicas na competição), precisava de uma vitória simples contra o Belo Jardim para garantir o acesso e o título do Pernambucano A2. O Calango ainda tinha chances de classificação mas enfrentou uma Fera Sertaneja com fome de vitória. De maneira impiedosa, o Petrolina venceu por 5 a 1 jogando uma partida memorável. Após o apito final, a torcida que lotou o estádio fez a festa com os jogadores e comissão técnica. Sob os gritos de “É campeão!” a cidade banhada pelo Velho Chico foi dominada pela euforia daqueles que viram seu time voltar à elite além da conquista do bi-campeonato da A2.

Pois é meus amigos, hoje, dia 29 de agosto de 2010, é um daqueles dias que estará para sempre gravado na história do futebol pernambucano.

Parabéns Petrolina, parabéns América!

2 comentários:

Anônimo disse...

DOMINGO ESTIVE NA BELISSIMA E FRIA CHAN GRANDE,E COMPAREI AQUELE JOGO COM A BATALHA DOS AFLITOS,POIS O QUE EU VI DE TORCEDOR DO AMERICA SOFRENDO,FOI BRINCADEIRA.ACREDITEM,VIEMOS PARA VENCER O CAMPEONATO DE 2011.
NOS AGUARDEM.
DE MARCÃO
VILA RICA-JABOATÃO-PE

Futebol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.