Indo além das quatro linhas, o Blog dos Números volta a abordar o especial sobre os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, que este ano homenageia o campeão e vice do estadual, dentro da programação de comemorações previstas para celebrar o centenário.
PARTE 1: QUANDO TUDO COMEÇOU...
A Lei de Imigração e Colonização no Brasil foi publicada em 1907. Um ano depois, 165 famílias japonesas partiram de Kobe no navio Kasato Maru até chegar em Santos, onde iniciaram sua relação no Brasil, sendo inseridos na produção de café no interior de São Paulo.
Em 1929, foram desenvolvidos os primeiros processos de imigração na região da Amazônia, onde fincaram raízes na região, principalmente em estados próximos, como o Pará, que atualmente conta com uma colônia significativa(cerca de 10.000 pessoas).
Até o início da 2ª guerra mundial, estima-se que cerca de 190.000 japoneses já tinham imigrado para o Brasil, espalhando sua cultura e força de trabalho, principalmente na regiões Sul e Sudeste.
Na década de 50, alguns investimentos expressivos como a Usiminas e Ishibras-Ishikawajima chegaram ao Brasil, agregando passos fundamentais para um salto de desenvolvimento do país, com capital estrangeiro.
Em 1959, registra-se a chegada do Primeiro-Ministro Shinsuke Kishi, como o primeiro chefe de estado japonês a vir ao Brasil.
Na década de 60, começam a ser firmados vários acordos sobre imigração, tributação e convênos culturais entre os dois países, além de marcar a visita do Príncipe Herdeiro Akihito e da Princesa Michiko no Brasil.
Na próxima matéria, estaremos abordando a influência Japonesa nos últimos 40 anos no Brasil e Pernambuco.
RELEMBRANDO...
O futebol pernambucano vai ser agraciado com um belíssimo troféu entregue ao campeão e vice da série A1, apresentando a relevância do Estado com a comunidade japonesa, bem como homenageando a força do futebol cacareco.
O Blog dos Números está valorizando essa integração e também trará aos internautas uma série especial abordando vários aspectos relacionados não só aos eventos que envolverão não apenas o futebol, como também outras atividades que serão realizadas em diversos pontos do Estado.
A data exata do aniversário será em 18 de junho, porém ao longo do ano serão realizadas programações que também serão divulgadas aqui no Blog, com logomarca específica da comemoração.
Aproveitamos para parabenizar tão cordial povo, que se faz presente diretamente em nosso dia-a-dia, trazendo a oportunidade de desfrutarmos cada vez mais dessa cultura.
PRÓXIMOS EVENTOS CULTURAIS PROGRAMADOS
Hoje será o último dia da Exposição de Artes (Temari, Ikebana, Origami, entre outros) no Shopping Tacaruna, com organização conjunta do Consulado Japonês e a ACJR (Associação Cultural Japonesa do Recife).
Nos dias 5 e 6 de abril, serão promovidas oficinas de arte na ACJR, localizada no Curado (próximo ao TIP). As inscrições e informações adicionais sobre o evento poderão ser obtidas na exposição realizada no Shopping Tacaruna (conforme já citado anteriormente).
Um comentário:
Muito interessante o seu especial da cultura japonesa. Parabéns.
Postar um comentário