segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O Santa Cruz na Série B 2007 (parte 3)

Na última série de levantamentos sobre o Santa Cruz, vamos abordar os números que acompanharam os atletas e treinadores na temporada. Vamos destacar os que mais atuaram, que mais fizeram gol, mais vezes titulares, entre outros números que estivemos obervando durante os 38 jogos da equipe na Série B. Ao final do levantamento estaremos apresentando um breve resumo sobre a campanha de cada treinador que esteve no comando do time, destacando seus melhores e piores momentos.
A lista dos participantes....
O Santa Cruz relacionou 48 atletas durante o competição (jogadores que tiveram seus nomes lançados na súmula). Desses, apenas Bruno e Sidraílson não tiveram a oportunidade de atuar. Elvis, Ivson, Oliveira e Wendell estiveram presentes em uma partida e Allan Reuber em 2. Carlinhos Paraíba foi o atleta que mais atuou, com 33 partidas, seguido de Gottardi (29), Romeu (29), Nildo (27) e Hugo (24). Também atuaram em mais de 20 partidas Carlinhos Paulista (23), Russo (22), Kuki(21) e Piauí (20). Em termos de titularidade, foram escalados 40 atletas para formar o "onze" tricolor. Carlinhos Paraíba e Gottardi estiveram 29 vezes nesta lista, seguidos por Romeu (26), Nildo (25) e Kuki (21). Tivemos 6 jogadores "intocáveis", ou quase isso. São atletas que só foram relacionados para atuar como titulares, não constando nenhuma vez no banco de reservas: Kuki (21 partidas), Marcelo Ramos (16), Alan (12), Amaral Paulista (12), Marquinhos Catarina (12) e Wendell (na sua única partida). Conseqüentemente, 6 atletas que atuaram não vestiram a camisa titular nenhuma vez: Elvis (6 vezes relacionado), Jairo (5), Márcio Tarrafa (5), Allan Reuber (3), Oliveira (1) e Ivson (1).
As substituições....
O "Mais Querido" utilizou 105 substituições, das 114 possíveis. Na relação dos que mais sairam, aparecem Kuki (10 vezes substituído), Amaral Pernambucano, Fábio Saci e Marco Antonio (todos com 7 substituições), entre 33 atletas que cederam seu lugar. Do outro lado, tivemos 35 nomes lançados durante a competição. Johnson e Thiago Almeida foram acionados 9 vezes, enquanto Creedence, Genalvo, Jairo, Márcio Tarrafa, Marco Antonio e Russo assinaram a súmula com a bola rolando por 5 vezes.
Os vitoriosos.... Nas 10 vitórias conquistadas pelo Santa Cruz, Carlinhos Paraíba e Hugo estiveram presentes em 9. Também aparecem na lista dos maiores vencedores os nomes de Carlinhos Paulista, Gottardi, Nildo, Piauí e Romeu, todos com 7. Adauto teve o melhor percentual de vitórias, com 3 triunfos nas 4 partidas em que atuou (75%).
Os que mais perderam....
Gottardi e Carlinhos Paraíba (obviamente pelo número de participações), acompanharam 12 derrotas. Com 10 resultados adversos, aparecem Carlinhos Paulista, Nildo e Romeu. Entre os jogadores com pé-frio (?), Allan Reuber (2 vezes), Elvis, Oliveira e Wendell (1 jogo, 1 derrota).
Os artilheiros...
Marcelo Ramos, mesmo atuando apenas 16 vezes, acabou como o artilheiro Tricolor da Série B, com 10 gols (0,62 por partida). Mesmo número de Nildo, com 27 partidas (0,37) Outros 10 atletas do time também assinaram seu nome, tendo Kuki marcado 6 gols, além de Miro Bahia, Marquinhos e Marco Antônio (todos com 3), Johnson, Carlinhos Paulista, Carlinhos PB, Jairo e Piauí (todos com 2) . Max anotou apenas 1 gol.
Os mais advertidos...
Carlinhos Paraíba também lidera essa estatística, com 10 advertências líquidas. Nildo aparece com 8 e Alan, Carlinhos Paulista, Josemar e Marcelo Garcia, todos receberam 7, entre os 132 amarelos recebidos pela equipe. Ao todo, 35 atletas receberam pelo menos 1 cartão. Os Corais ainda tiveram 6 atletas expulsos: Romeu (2 vezes), Carlinhos Paulista, Hugo, Jorge Guerra, Nildo e Oliveira.
Os treinadores
Durante a Série B, oficialmente (baseado nas súmulas) o Santa Cruz teve 4 comandantes: Mauro Fernandes, 24 jogos O treinador esteve no comando do time da 13ª rodada até a 36ª rodada. Sob seu comando, a equipe obteve 7 vitórias, 9 empates e 8 derrotas. Marcaram 28 gols e sofreram 42. Comparando apenas o período em que atuou, o time teve a 16ª melhor campanha. Chegou a ocupar a 10ª posição na rodada 27. A pior posição que o time apresentou em sua "era" foi a 19ª, na rodada 16. Charles Muniz, 12 jogos Iniciou a campanha do Santa Cruz e obteve 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, nas partidas em que apresentou-se como comandante Coral. Seu aproveitamento de 33,33% deixou a equipe em 18º lugar, após 12 rodadas. Na 3ª rodada da competição, após vitórias sobre Barueri e CRB, o Mais Querido chegou a ocupar a 2ª posição na Série B. Paraíba e Fernando Silva ou Adriano, 2 jogos Após a saída de Mauro, extra-oficialmente o zagueiro Adriano assumiu o comando da equipe. Na partida contra o Criciúma (derrota por 2x0), oficialmente o treinador foi Paraíba. No jogo de despedida, contra o Coritiba (derrota por 3x2), o nome presente na súmula foi o de Fernando Silva. Obs: Fotos extraídas dos sites Coralnet, Lancenet e Folhape.
Leiam também... O Santa Cruz na Série B (parte 1) O Santa Cruz na Série B (parte 2)

Um comentário: