terça-feira, 27 de novembro de 2007

Levantamento: O Santa Cruz na "Série B - 2007"

O Blog dos Números apresenta mais um dos trabalhos exclusivos sobre o futebol pernambucano. Trata-se do balanço dos times estaduais nas Séries A, B e C. O levantamento consiste em apresentarmos um "raio-x" de nossos clubes, trazendo números referentes a 3 pilares básicos: Parte 1 - Renda e Público Parte 2 - Campanha e estatística do time Parte 3 - Estatística dos jogadores Cada uma dessas partes será apresentada como um capítulo. Serão contemplados nessa série de postagens os resultados de Santa Cruz, Sport, Náutico, além de Porto, Central e Vera Cruz. O primeiro clube que iremos destacar é o Santa Cruz, uma vez que já temos seus dados finalizados.
Santa Cruz : Parte 1- Renda e Público
O Torcedor mais atento vai notar algumas diferenças entre o público informado no Blog e os números oficiais da CBF. O resultado aqui apresentado foi fruto de um levantamento súmula por súmula, identificando inclusive cada detalhe contido. Ao mesmo tempo, percebemos que a CBF no início da competição não computou o público do programa "Todos com a Nota", além de ter cometido algumas inversões entre o público total e o público pagante.
Entendendo o programa "TODOS COM A NOTA (TCN)":
Antes de divulgarmos os números do Santa Cruz, até mesmo para entender a diferença entre o que está divulgado no site da CBF e o que de fato era para ser computado, precisamos entender o conceito do programa "TCN". A parceria com o Governo Estadual, abrange a compra de 25.000 ingressos por jogo (no caso específico do Santa Cruz), que são trocados pelo torcedor em pontos pré-determinados pelo Governo, em contrapartida de notas fiscais. Significa dizer que, independente dos ingressos trocados ou o público presente no Arruda, deveria ser contabilizado 25.000 torcedores do "TODOS COM A NOTA", com receita gerada de R$ 125.000,00 (o valor que o Governo estipulou para os jogos da Série B foi de R$ 5,00 por partida). É uma receita garantida ao clube e que, uma vez computada no borderô, deve ser considerada em um único critério. A confusão que ocorreu se deu nas duas primeiras partidas, onde a CBF recebeu e adicionou a informação apenas do público presente. Nas demais partidas, sempre foi informado os 25.000. É razoável entender que não se deve usar "dois pesos e duas medidas" e como em 17 jogos foi informado 25.000, o Blog dos Números retifica a informação publicada no site oficial da CBF.
O público
No total, o público registrado nos jogos do Santa Cruz foi de 581.484, sendo 475.000 (81,69%) provenientes do TCN, 94.460 (16,24%) de ingressos vendidos, além de 12.024 (2,07%) computados como público não pagante. O maior público foi registrado na partida realizada em 18/09, contra o Paulista, com 34.589 torcedores (percebam que a CBF divulgou como sendo os 34.141 do jogo contra o Santo André). Em toda campanha, o público do Arruda ultrapassou a faixa dos 30.000 em 9 oportunidades. O maior público pagante (excluindo o programa TCN) foi registrado também contra o Paulista, com 8.353 (pode parecer óbvio, mas o público total também sofre a influência dos "não pagantes"). Em outras duas oportunidades (Santo André e Vitória), essa faixa de público também ultrapassou os 8.000. No jogo diante do Ipatinga (25/08), tivemos a maior presença de público "não pagante" (em geral composto por autoridades e imprensa), registrando 1.197 presentes. Abaixo, o detalhe de público a cada jogo realizado no Arruda.
A renda
O tricolor do Arruda arrecadou R$ 2.967.092 em toda Série B. Dessa quantia, R$ 2.375.000 provém do TCN. Logicamente, essa informação também diverge da publicação no CBFNEWS. O impacto do TCN nas receitas do clube foi tão significativo que 80,04% do valor arrecadado teve como origem o programa. Outros R$ 592.092 foram oriundos de venda de ingressos de sócio, estudante, arquibancada inferior ou nas campanhas de preço único. Nas 5 vezes em que estipulou o ingresso de arquibancada inferior a R$ 10, teve uma receita de R$ 54.960 (média de 1.099 ingressos vendidos por jogo). Nos 5 primeiros jogos, esse valor chegou a R$ 15, com receita acumulada de R$ 35.655 (média de 713 pagantes). O fraco desempenho nas vendas serviu de alicerce para a elaboração de campanhas de preço único. Nas 12 partidas em que o ingresso de sócio foi destacado, esse tipo de ingresso gerou R$ 162.164, representando 47,25% da receita obtida fora do programa TCN. Nesses jogos, a média de ingressos de sócios vendidos foi de 2.282.
Em breve, a segunda parte.... Ainda essa semana estaremos publicando a segunda parte do balanço do Santa Cruz na Série B 2007, aguardem!!!!

Nenhum comentário: