Dando prosseguimento a série de levantamentos exclusivos realizados pelo Blog dos Números, apresentamos aos nossos internautas os números do Sport Club do Recife, integrante da Série A do Campeonato Brasileiro.
A metodologia de apresentação será a mesma adotada no trabalho que teve como foco o Santa Cruz, dividindo o estudo em 3 grandes blocos, conforme abaixo:
Parte 1 - Renda e Público;
Parte 2 - Campanha e estatísticas do time
Parte 3 - Estatísitcas de jogadores e técnicos
O Público...
O Público...
Quando falamos em público, inevitavelmente voltaremos a confrontar os números apresentados na página oficial da CBF (http://www.cbfnews.com.br/) e a análise realizada, súmula por súmula pelo Blog dos Números, justificando as diferenças existentes.
Mais uma vez, o problema reside quando contabilizamos o público do programa "Todos com a Nota" (TCN). A torcida rubro-negra desfrutou do benefício aplicado pelo Governo, em 18 das 19 partidas do clube, realizadas na Ilha do Retiro.
Na contagem da CBF, ocorreu confusão entre público presente e venda dos ingressos TCN, onde a entidade máxima do futebol nacional adotou na maioria das vezes (mas não em todas) a cota absoluta dos 15.000 ingressos "comprados" pelo Governo Estadual. Esse método é o correto (computar a quantidade total), uma vez que, de fato, foram comprados todos os ingressos (ao preço de R$ 9,00) pela iniciativa pública.
Uniformizando esse número e mutiplicando 15.000 x 18 (no jogo de estréia contra o Santos, ainda não vigorava a adesão ao programa), temos 270.000 ingressos via TCN.
Nos borderôs do Sport, diferente do que ocorreu com o Santa Cruz, a riqueza obtida com aprensentação heterogênea dos tipos de bilhetes disponibilizados a cada partida, permitiu um trabalho mais detalhado sobre o perfil de seus consumidores.
Foram adquiridos 105.178 ingressos de sócio, representando 20,70% do total. Entre os 71.752 ingressos de arquibancada (14,12%), tivemos 34.083 adquiridos ao preço "cheio" e outros 37.669 com desconto de 50%. Os estudantes obtiveram 37.366 ingressos o que representou 7,38% do que foi vendido.
Entre autoridades, imprensa e demais que formaram o público não-pagante, foram registrados 23.753 presentes, com participação de 4,68%.
Com as considerações acima, o público corrigido do Leão na Série A 2007 ficou estabelecido em 508.049, ultrapassando assim a propagada marca dos 500.000
O maior público registrado foi de 36.348 torcedores na partida diante do São Paulo, no dia 28/10. Em outras 3 oportunidades (Flamengo, Corinthians e Cruzeiro), o público total (dentro dos parâmetros já abordados) foi superior a 30.000.
Foram registrados 23.273 pagantes no jogo de estréia diante do Santos. Mesmo com o TCN, em outras 7 oportunidades tivemos mais de 10.000 pagantes (clique no quadro abaixo para ampliar). Na partida contra o São Paulo, por exemplo, foram 20.240 torcedores que pagaram ingresso na partida, em uma das vezes em que essa parcela do público superou a cota do TCN.
A Renda...
A Renda...
O TCN proporcionou ao Sport uma receita de R$ 2.430.000. Esse valor representou 45,61% do total arrecadado pelo Leão, onde outros R$ 2.938.046 foram oriundos da venda direta de ingressos.
Sozinhos, os sócios geraram de R$ 1.249.790 que representou 23,3% de toda arrecadação com bilhetes obtida na competição.
Os ingressos de arquibancada geraram R$ 1.245.808. Os estudades agregaram R$ 442.448 aos cofres do clube.
No total, uma receita de R$ 5.368.046, a maior entre os pernambucanos que disputaram o Campeonato Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário