sábado, 1 de dezembro de 2007

O Santa Cruz na Série B 2007 (Parte 2)

Na segunda parte do levantamento sobre o Santa Cruz na Série B, vamos analisar 3 aspectos sobre o que o time apresentou nos 38 jogos em que compareceu ao campo, na disputa da competição. Primeiramente vamos destacar a campanha, considerando os seus resultados gerais, como mandante e também como visitante, além das variações de colocação. No segundo momento, estaremos destacando as seqüências obtidas pelo time, tanto na questão de vitórias e derrotas, como na anotação de gols. Por fim, abordaremos a questão disciplinar, fazendo o resumo dos cartões recebidos pelo time e comparando sua posição perante os demais clubes participantes.
Campanha
Em 38 jogos, o Santa Cruz conquistou 42 pontos, fruto de 10 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Com esses resultados, a equipe terminou em 18º lugar, sendo rebaixada para a Série C. O aproveitamento de pontos foi de apenas 36,84% Desses resultados, podemos verificar que a equipe foi a segunda que menos triunfou, 3ª que mais empatou e 4ª que mais perdeu. Seu ataque não foi produtivo, situando-se como 3º pior (47 gols), superando São Caetano (45) e Ituano (41). Do outro lado, a defesa acabou sendo uma das mais vazadas, tomando 65 gols, marca superada apenas por Remo (69), Barueri (71) e Ituano (74). Como mandante, foi a 13º equipe que mais somou pontos (34), obtendo 9 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas. Seu aproveitamento foi de 59,65% nos jogos disputados no Arruda. Mesmo jogando em "casa", seu ataque não impressionou, somando apenas 32 gols (entre os piores) e sua defesa sofreu 23 gols (abaixo da metade dos mandantes). Como visitante, um desempenho desastroso. Com apenas 8 pontos em 19 jogos (1 vitória, 5 empates e 13 derrotas) e 14,04% de aproveitamento, só conseguiu superar Remo e Ituano, outros dois times rebaixados. Com 15 gols marcados, teve o ataque menos produtivo "fora" e ao sofrer 42 gols, apareceu como uma das defesas mais vazadas. No turno, obteve 21 pontos (5 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, aproveitamento de 36,84%), terminando em 17º lugar. Marcou 25 gols, sofreu 32 No returno, novamente voltou a somar 21 pontos (5 vitórias, 6 empates e 8 derrotas). Marcou 22 gols, sofreu 33. O Santa Cruz, ao longo do campeonato, chegou a posicionar-se na segunda colocação, mas acabou perdendo espaço até chegar na 19º posição, após 16 rodadas. Esteve na zona de rebaixamento por 16 rodadas. Abaixo, podemos conferir a variação de posições (clique na imagem para ampliar):
Seqüências
Em seu melhor momento da competição, coincidentemente marcado por todos os jogos realizados em Setembro, a equipe Coral passou 6 partidas consecutivas sem perder. A série foi iniciada diante do CRB (clicar no quadro ao lado), seguido pelos jogos diante do Fortaleza, Marília, São Caetano , Paulista e Ituano. Como mandante, o Santa Cruz completou 13 jogos sem perder que juntando a campanhas anteriores na Série B (2004 e 2005) deu ao Santa Cruz uma invencibilidade de 36 jogos no Arruda na competição, a maior sequência obtida em 181 jogos "em casa" na "Segundona" Jogando fora de casa, a equipe chegou a ficar 4 partidas consecutivas sem derrotas, diante de CRB, São Caetano, Ituano e Portuguesa. Logo após estabelecer sua maior série invicta na competição, acabou amargando a pior de jogos sem vencer, em toda sua história na "B". Nas 11 partidas finais, nenhum triunfo, enfrentando Santo André (clique no quadro para ampliar), Portuguesa, Vitória, Gama, Remo, Ceará, Avaí, Ponte Preta, Brasiliense, Criciúma e Coritba. Como mandante, não venceu as 6 últimas partidas (também recorde histórico na competição). Um dos fatores decisivos para o rebaixamento, uma vez que dos últimos 18 pontos disputados no Arruda, a equipe conquistou apenas 3. Caso tivesse conquistado 12 pontos (aproveitamento de 66,6%), certamente não estaria rebaixado, independente dos jogos disputados em campos adversários. Sua campanha como visitante sempre foi o "calo" do time e nas 16 primeiras partidas não obteve uma vitória sequer (segundo maior jejum histórico do Santa Cruz na competição). Quanto aos gols, o Santa Cruz não conseguiu passar 3 partidas sem sofrer 1 gol. Da mesma forma, não ficou com seu placar em branco pelo mesmo período. Em sua melhor sequência, passou 8 partidas marcando gols, consecutivamente, porém também teve sua defesa transposta por 11 jogos consecutivos. Aplicou 2 goleadas na competição, diante de Barueri (3x0) e CRB (4x1). Sofreu 5: Santo André (3x0), Ponte Preta (6x0), Barueri (5x1), Ceará (3x0) e Brasiliense (3x0)
O Santa Cruz e os cartões
No primeiro turno, o Santa Cruz levou 2 cartões vermelhos e 73 amarelos. Mesmo com poucas expulsões, só foi superado no número de amarelos pelo Coritiba. No segundo turno, a equipe teve mais expulsões (5) e menos amarelos (59). Da mesma forma, continuou a figurar entre as quatro equipes mais indisciplinadas, considerando o número líquido de advertências. Na soma geral, acabou como uma das equipes que menos recebeu vermelho (7 expulsões, 4º melhor nesse critério), porém com o título de maior número de advertências líquidas (amarelos, descontados as expulsões por segundo cartão), com 132. Carlinhos PB (10) e Nildo (8), foram os atletas que mais contribuiram nesse critério (será melhor detalhado na parte 3 do balanço)
Vejam o que já foi publicado anteriormente: O Santa Cruz na Série B 2007 - Parte 1

Nenhum comentário: