Sport e Palmeiras se enfrentam nesse Domingo, 16h, na Ilha do Retiro. O jogo é válido pela 5ª rodada da Série A.
Focado na Copa do Brasil, o Sport vai com um time quase que todo reserva para desafiar um Palmeiras, engasgado com o Leão desde o último encontro no local, quando os pernambucanos enfiaram 4x1 no time de Luxemburgo. Na ocasião, todos os prognósticos apontavam o alviverde como favorito para a conquista da vaga.
No Brasileirão, o Sport ocupa uma posição intermediária, ocupando até o início dos jogos do Domingo a 11ª posição. Caso vença, alcança 8 pontos e garante a subida de no mínimo 3 postos na tábua de classificação (ultrapassaria São Paulo, Atlético-MG e o próprio Palmeiras). Dependendo da combinação de resultados, pode terminar a rodada na 4ª posição.
Em casa, o aproveitamento do Leão é de 66,67% (empatou com o Vitória e venceu o Fluminense). No geral, 41,67% de aproveitamento (4 jogos, 1 vitória, 2 empates, 1 derrota).
O Palmeiras, apontado como um dos favoritos do Brasileirão, estreou com o pé esquerdo diante do Coritiba, perdendo por 2x0. Na sequência, conseguiu marcar 7 pontos em 9 disputados, sendo todas as partidas disputadas em São Paulo (com o status de visitante diante da Portuguesa, no Canindé).
Na segunda partida longe de sua cidade, a expectativa dos alviverdes é dar o troco no Sport, seu algoz na Copa do Brasil. Considerada uma equipe de grande porte competitivo, o Palmeiras deve dar bastante trabalho no encontro de logo mais.
NÚMEROS DA COMPETIÇÃO
O Palmeiras é a equipe que mais produziu passes nas 4 primeiras rodadas do campeonato.
Uma impressionante média de 380 passes por jogo e uma eficiência de 92,11%. O Sport, jogando a maioria de suas partidas com um time mesclado apresenta números bem mais tímidos, com 296 passes por jogo, sendo 87,69% sua acertividade.
Um aspecto que chama atenção em favor do Palmeiras é sua produção de dribles, também bem acima de qualquer outro time até o momento e que acaba se tornando uma preocupação a mais para o sistema defensivo rubro-negro, diante dos avanços que o setor criativo dos alviverdes proporciona.
O Verdão também lidera a média de finalizações por jogo (18,5), um dos aspectos que o Leão precisa melhorar, pois seu índice (12,5) é um dos piores entre os 20 clubes que disputam a Série A.
Os dois times apresentam uma baixa média de desarmes, tendo os paulistas levado uma pequena vantagem sobre os pernambucanos, conforme quadro comparativo (dados da Footstats). Já nos aspecto "rebatidas", ambos apresentam indices acima da média.
Diante das características do adversário, o Sport precisa estar atento com suas cargas faltosas, uma vez que lidera nesse critério ao lado do Grêmio.
CONFRONTOS
Nas competições promovidas pela CBF em vigor, Sport e Palmeiras já se enfrentaram tanto pela Série A, como também pela Série B e Copa do Brasil, onde protagonizaram o mais recente encontro.
Na Série A, foram 22 jogos, com 5 vitórias do Sport contra 12 do Palmeiras e outros 5 empates. Jogando em Recife, 13 jogos, com 3 vitórias do Sport, 6 do Palmeiras e 4 empates. O encontro mais recente pela competição foi em 2007, com vitória do Leão, 3x1 (Ilha do Retiro). Ano passado, o Sport também venceu o encontro no Palestra Itália, 2x1.
Em 2003, enfrentaram-se 5 vezes pela Série B. O Verdão se deu bem 3 vezes, contra uma do Leão, além de 1 empate. Essa temporada foi marcada pelo polêmico jogo em Garanhuns, quando os pernambucanos se queixaram bastante da arbitragem do jogo.
Pela Copa do Brasil, enfrentaram-se em 1998 (vitória do Palmeiras 2x0 na Ilha e empate em 1x1 em São Paulo) e agora em 2008 (empate em São Paulo e goleada do Sport na Ilha, 4x1). Em suma, 1 vitória para cada lado e 2 empates.
Somando as 3 competições, temos 31 jogos, com 7 vitórias do Sport, 16 do Palmeiras e 8 empates.
Para o jogo de hoje, o apoio da torcida pode ser o diferencial...
Nenhum comentário:
Postar um comentário