São Paulo e Sport enfrentam-se no próximo Sábado, 18h20, no Morumbi. O jogo é válido pela 7ª rodada da Série A.
Jogando como mandante, o São Paulo vai buscar sua segunda vitória em casa, após um início de tropeços (perdeu para o Grêmio e empatou com o Coritiba). A goleada sobre o Atlético-MG (5x1) no jogo mais recente no Morumbi credenciou o time a voltar aos grandes resultados conquistados nos últimos anos, quando venceu com folga a competição nacional.
O time, apesar de ainda estar na modesta 6ª posição (9 pontos), vem embalado, principalmente após golear o até então invicto Flamengo (4x2), no Rio de Janeiro. Nada menos que 9 gols anotados nas duas últimas partidas.
Para o Sport, chega a hora de despertar para o Brasileirão, após curtir merecidamente o título da Copa do Brasil. A equipe pernambucana aparece em 12º lugar com 8 pontos, mas embolado no meio da tabela, podendo subir ou descer várias posições dependendo da combinação de resultados da próxima rodada.
O Leão busca melhorar seu retrospecto como visitante, onde até o momento somou apenas 1 ponto, no empate diante do Internacional. A derrota para o Figueirense foi observada como uma certa acomodação do time que não imprimiu o ritmo desejado. A torcida espera que a apatia que tomou conta do elenco rubro-negro não volte a se repetir.
Com as duas equipes muito próximas na tábua de classificação, o encontro é considerado como mais uma partida de "6 pontos". Quem levará a melhor?
NÚMEROS DOS TIMES
No comparativo dos números dos dois clubes, nos 6 jogos disputados no Brasileirão, podemos observar uma maior produção nos lançamentos por parte da equipe rubro-negra, com 52 por jogo (segundo maior da competição), contra pouco mais de 43 do adversário. Com 54,8% de aproveitamento, os pernambucanos lideram em eficiência nesse critério.
Com a bola no chão, o São Paulo tem produzido mais dribles (11,67), em critério que o Sport nitidamente tem números acanhados, sendo o segundo pior (com apenas 8,17 por jogo).
A velocidade e produção de passes também é favorável aos São Paulinos, que com 346,5 passes por jogo só perde para o Palmeiras. O Leão passa menos (297,2), porém com maior eficiência (88,1% contra 87,1% do adversário).
Preocupações para o Sport também nos desarmes, onde o "Tricolor Paulista" lidera com folga no Brasileirão, com média de 38 por partida. Os pernambucanos tem média de 24,83 por jogo.
Caso obtenha vantagem no decorrer do jogo, os números de rebatidas provavelmente vão confirmar que o atual campeão da Copa do Brasil tem uma das maiores médias do critério (24 por jogo), contra apenas 17,67 do São Paulo (menor da competição).
Os números porém não são capazes de apontar qualquer resultado, pois as surpresas semeiam constantemente o futebol e podem desmanchar toda e qualquer vantagem do São Paulo, por mais que os indicadores sejam favoráveis. Também seria leviano chamar um resultado favorável ao nosso campeão estadual como zebra....
RETROSPECTO EM COMPETIÇÕES
O Sport já enfrentou o São Paulo 25 vezes pela Série A (ou equivalente) do Nacional.
A vantagem é paulista, com 14 vitórias (56%) contra 6 pernambucanos (24%), além de 5 empates. Em 2007, foram duas vitórias tricolores, com 3x1 no Morumbi e 2x1 na Ilha do Retiro.
Jogando como visitante, o Sport não conseguiu sequer empate em qualquer um dos 12 jogos realizados. Nas 3 últimas partidas, inclusive, sofreu 3 ou mais gols. Não há dúvidas que a parada será duríssima para o onze nordestino.
Para os que acreditam que tabus surgem com o simples propósito de ser quebrado, está mais do que na hora de acreditar na vitória leonina, dando início a uma boa reação na principal competição do país.
É esperar a hora do jogo e torcer....
Nenhum comentário:
Postar um comentário