O Sport venceu mais uma vez no Pernambucano. Foi a 15ª vitória ao longo do estadual em 20 jogos. Pela 6ª vez (em 11), fora de casa. A equipe alcançou seu 19º ponto no Hexagonal do Título e só um verdadeiro desastre pode tirar o título do Leão.
Segundo cálculos do Blog dos Números, as chances do Sport conquistar o título diretamente chegam a 97%, deixando um fio de esperança para Náutico (2,62%) e Central (0,38%), que mesmo assim só conseguiriam levantar a taça superando o Leão no saldo de gols, uma vez que em pontos já não é mais possível.
Para o título escapar da Ilha do Retiro, necessariamente o Sport teria que perder as duas partidas que falta cumprir pela competição, ambas na Ilha do Retiro. Curiosamente, os dois jogos serão confrontos diretos contra os dois times que ainda se apegam nas remotas chances matemáticas de classificação. Vale lembrar que o Sport não perdeu um ponto sequer em seus domínios.
Atualmente com 13 pontos, o Náutico teria que vencer as duas partidas, tendo que tirar mais um gol de desvantagem no saldo. Atualmente os rubro-negros tem saldo de 12 gols pró contra 7 do Náutico. Caso se confirmassem duas derrotas do Leão e duas vitórias do Timbu, o saldo ficaria 10x9 com vantagem para o clube da Ilha do Retiro. Sendo assim, o Náutico precisaria vencer pelo menos um dos seus jogos com dois ou mais gols de diferença ou torcer para que o Sport perca para o Central nessas condições.
Para o Central, a missão é mais árdua. Além de necessariamente vencer os 3 jogos restantes, tem grande desvantagem no saldo de gols, quanto ao Sport: 12x2. Igualando a pontuação, esse cenário ainda estaria em grande desconforto para a "Patativa": 10x5, tendo que buscar essa diferença contra o próprio Sport, além de Serrano e Ypiranga, todos os jogos fora de casa.
A matemática ainda permite que os 3 times terminem empatados ao final do turno, todos com 19 pontos e 6 vitórias. A possibilidade calculada para esse evento no entanto é de 0,24%. As expectativas porém giram em torno da comemoração do título pela torcida leonina ainda na quarta-feira, com 1 rodada de antecedência.
Longe de exercer o domínio de 2007, o Sport teve como grande mérito sua regularidade, alcançando 100% de aproveitamento dentro de seus domínios e outros 63,64% atuando em campos adversários. Lutou ainda contra um maior nivelamento técnico, mas foi ultrapassando cada adversário que apareceu, consolidando seu favoritismo.
Como canja, empatou 3 vezes e perdeu outras duas, mas os tropeços constantes de seus adversários permitiram ao longo de 20 jogos estabelecer 7 pontos de diferença na campanha geral para o segundo colocado e 18 para o terceiro. Melhor mandante, melhor visitante, time que mais venceu e menos perdeu, com melhor ataque e melhor defesa, faz jus ao título que está por vir.
Resultados da Rodada:
Salgueiro 0x3 Sport
Central 1x1 Náutico
Nenhum comentário:
Postar um comentário