A possibilidade de eliminação do Centro Limoeirense e Petrolina do campeonato estadual, além de uma possível briga jurídica vem trazendo um "show de horrores" em muitas contas que estão sendo publicadas recentemente.
Além das diversas correntes do que poderia ou não acontecer, alguns dos aventureiros a desvendar essa confusão acabaram por esquecer de preciosos detalhes que mudam significativamente toda lógica empregada no resultado final do turno.
Atendendo a diversos telefonemas e e-mails sobre o Assunto, o Blog dos Números resolveu simular o que poderia acontecer de acordo com 2 situações que foram expostas, trazendo vários aspectos "esquecidos" na hora de criar um cenário diferente do atual.
POSSIBILIDADE 1 - JOGOS ANULADOS
Anular os jogos de Centro Limoeirense e Petrolina não seria tão fácil quanto se imagina. Dois aspectos são fundamentais para esse raciocínio:
a) O número de jogos dos demais times envolvidos.
Chegou a ser publicado, por exemplo, que o Náutico cairia para 6º colocado com 13 pontos. O pensamento poderia até ser correto, se não fosse um pequeno detalhe: além dos pontos perdidos, o Timbu também teria jogos a menos, o que obviamente forçaria a anulação ou suspensão de todo campeonato, tão profundas teriam que ser as mudanças na tabela.
Apenas 3 equipes (Sport, Central e Salgueiro) não teriam influência nenhuma em seus resultados e certamente o modelo do turno não poderia ser validado.
b) A composição da segunda fase seria diferente, podendo ocasionar brigas jurídicas.
A fórmula de disputa perderia totalmente o sentido dos quadrangulares, uma vez que a composição dos grupos seria de 1 grupo de 4 e outros 2 de 3.
As equipes se realocariam na segunda fase da seguinte forma:
D: Náutico, Ypiranga e Vera Cruz;
E: Santa Cruz, Salgueiro e Porto;
F: Sport, Serrano, Salgueiro e Vera Cruz.
Mesmo assim, outro problema: Central, Salgueiro e Sete de Setembro teriam 2 jogos a mais na primeira fase do que os demais participantes do interior (que efetivamente definem a organização dos grupos).
POSSIBILIDADE 2 - VITÓRIAS POR WxO
A idéia dificilmente vinga, pois não é comum transferir ponto de ninguém pra ninguém. Todos os casos recentes de punição sempre resultaram na perda de pontos do infrator e não conversão dos mesmos para a outra parte envolvida.
Bem, mesmo assim, teríamos também o problema da 2º fase, que com as vitórias por WxO, precisaria formar os seguintes grupos:
D: Náutico, Central e Salgueiro;
E: Santa Cruz, Serrano e Vera Cruz;
F: Sport, Ypiranga, Porto e Sete de Setembro
A confusão seria generalizada, pois a moeda inversa da possibilidade 1 se aplicaria, tendo alguns clubes obtido vantagem em detrimento de outros.
O Náutico teria mais pontos que o Sport, mas teríamos modificações também na briga do rebaixamento, onde o Sete de Setembro pularia para 14 pontos, por exemplo
O QUE DEVE ACONTECER.....
Caso seja confirmada a eliminação dos dois times, baseado no que ocorreu na Série A-2 de 2007, deve-se manter os resultados obtidos até o momento, eliminar os dois times da disputa e transformar o hexagonal do rebaixamento em um quadrangular.
Logicamente, isso não garante que outras brigas posteriores aconteçam. Contudo, pelo menos por parte dos clubes, não deverá existir maiores restrições a essa hipótese, uma vez que outras soluções inevitavelmente partirão para uma suspensão do certame, até que uma nova ordem seja estabelecida. Certamente ocorreria mudança de regras e inviabilidade de datas.
É esperar pra ver....
2 comentários:
Eu acho que isso so faz estragar o campeonato e a imagem dos clubes, denegrir a imagem da federacao, alem de desmotivar o campeonato.
O diretor do sport entrou com essa reclamacao antes do incio do campeonato, mostrando a insatisfacao com a formula de disputa, eu como rubro negro tambem nao gostei da formula mas mesmo assim o sport soube se adaptar a ela e fez por merecer sendo o melhor time da competicao.
Mais uma vez digo que nao gostei da formula assim como o sport nao gostou mas nem por isso vai ficar chorando, ate pq a formula mais justa do mundo chama-se "Pontos corridos" e se assim fosse o sport teria ganho do mesmo jeito.
De fato, pontos corridos tecnicamente é a mais justa, mesmo que ainda se insista noa rgumento que perde em emoção...
Pelo desnível técnico do estadual, talvez seja um problema aplicar tal fórmula (pontos corridos)
Postar um comentário