O primeiro bimestre de 2008 apresentou saldo de 228 ônibus atingidos e 489 danos causados em decorrência das ações de vandalismo dos torcedores em dias de jogos na capital
Segundo o levantamento realizado pela EMTU, só em Janeiro já registrava-se 153 veículos e 325 danos, trazendo números preocupantes para a manutenção dos veículos coletivos da região metropolitana. Em fevereiro, houve um acentuado decréscimo, com 75 veículos e 164 danos (na média por jogo, reduziu em 35% o número de veículos e 36% os danos).
Foram contabilizadas 6 partidas onde o saldo de veículos foi superior a 20, conforme tabela abaixo:
Entre as avarias, a mais comum é a quebra do vidro da janela corrediça, representando 46,5% do total, com 204 ocorrências. O alçapão do teto foi danificado 55 vezes (11,2%) e a luminária interna outras 31 (6,3%), entre 28 tipos de ocorrências citadas no relatório.
Foram identificados mais de 10 pontos críticos, analisando em separado o fluxo de ida e volta dos torcedores em dias de jogos.
Na ida, locais como o Terminal Integrado da Macaxeira, Rua Vasco da Gama, Rua Nova Descoberta, Rua Padre Lemos, Lixão de Aguazinha e ao longo da Av. Norte são as referências mais acentuadas do vandalismo. Na volta, pontos como Av. Beberibe, Rua Quarenta e Oito, BR-101 e a Estrada Velha de Água Fria também estão inseridos como foco da violência.
A torcida da sociedade é que possamos comemorar números melhores nas próximas medições, fazendo valer a impressão de que nossos torcedores tenham atingido um melhor grau de civilidade...quem sabe?
Nenhum comentário:
Postar um comentário