O Campeonato Pernambucano de 2008 mal começou e já tivemos 79 cartões amarelos líquidos (descontados das expulsões pela segunda advertência) e 6 expulsões, sendo uma delas direta.
No jogo entre Salgueiro e Central (válido pela 2ª rodada), por exemplo, tivemos a distribuição de 12 cartões amarelos pelo árbitro Emerson Sobral (que já larga na frente do ranking "Com o Cartão na Mão", onde foi vencedor em 2007), sendo 7 para a equipe do Central. Na partida entre Santa Cruz e Ypiranga (1ª rodada), com arbitragem de Nielson Nogueira Dias, tivemos 9 amarelos, sendo 7 deles para o Ypiranga.
Como resultado do elevado número de advertências, além dos 6 jogadores expulsos, 11 atletas já estão pendurados com 2 advertências líquidas. A lista envolve 8 times.
O Central não tem jogadores pendurados, mas já teve um atleta expulso, mesmo caso do Serrano.
Com isso, apenas Sport e Sete de Setembro ainda não apresentam jgadores suspensos ou expulsos em apenas duas rodadas (!!!). Não por conincidência, o jogo entre Sete x Sport teve apenas 3 cartões amarels.
Um detalhe curioso é que todas as jaquetas de um time titular já foram premiadas com 1 cartão (número da camisa de 1 a 11). Logicamente, as camisas "4" (14 cartões brutos - somando amarelos, segundo amarelo e vermelho direto) e "3" (11 cartões) aparecem na liderança, ao lado da "5", também com 11. Um detalhe interessante é que os goleiros já somam 2 advertências.
Até o momento, Carlos Costa foi responsável por 14 das 79 advertências líquidas, seguido por Emerson Sobral (12), Nielson Nogueira Dias (9) e Ricardo Tavares (8). Como já publicado, os dois últimos nomes receberam suspensão recentemente.
Dos 90 cartões brutos apresentados, 5 foram por reclamação, 4 por conduta inadequada, 4 por retardar o início da partida, 2 por mão na bola, 2 por simulação e mais 1 por comemoração excessiva de gol. Com isso, 20% de todos os cartões até agora distribuidos ocorreram por motivos distintos de disputa de bola.
Na primeira rodada tivemos 38 amarelos líquidos e 3 expulsões. 14 advertências para os mandantes e 27 para os visitantes, com 1 expulsão para mandante e 2 para visitantes
Já no meio de semana, esse número subiu para 40 advertências e também 3 expulsões. Os mandantes foram advertidos 19 vezes, sem nenhuma expulsão. Já os visitantes além de 21 advertências, contabilizou 3 expulsões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário