segunda-feira, 29 de março de 2010
domingo, 28 de março de 2010
PE-2010: Sport absoluto no estadual
sábado, 27 de março de 2010
PE-2010: Náutico x Cabense, 1ª Fae, 18ª Rodada
NÚMEROS DO NÁUTICO A equipe alvirrubra finalmente conseguiu terminar uma partida sem sofrer gols após uma incômoda sequência de 3 jogos e 10 gols sofridos. A vitória sobre o Araripina foi animadora, mas ainda não convence. Por outro lado, o ataque Timbu continua em alta, com 12 gols marcados nos 4 ultimos jogos, uma média de 3 por partida. Nas 8 últimas partidas, o Náutico conseguiu marcar 1 ou mais gols.
NÚMEROS DA CABENSE Não deixou de ser surpresa a derrota de virada que a Cabense sofreu para o Central na última rodada. O time não tinha perdido para nenhum outro adversário do interior até então e o tropeço aproximou o próprio Central da briga por uma das vagas pelo G-4, com 4 pontos de vantagem ainda em favor do Azulão. O time não vence há 2 jogos e os tropeços diante de Sete de Setembro, Acadêmica Vitória e o Central trouxeram uma preocupação com o rendimento da equipe, que foi implacável nos jogos contra os demais intermediários na primeira metade da fase classificatória. Nos 4 últimos jogos, apenas 1 vitória.
PE-2010: Porto x Sete de Setembro, 1ª Fase, 18ª Rodada
NÚMEROS DO PORTO Perder de virada duas partidas seguidas após estar com 2x0 de vantagem no marcador é dose para qualquer um. O Porto passou por isso e tenta esquecer os tropeços recentes, já que o time perdeu 3 das 4 últimas partidas que disputou. A distância para o G-4 começa a ficar complicada, uma vez que restam apenas 5 rodadas para o final da competição. Ataque do time tem funcionado, com 6 gols nas 3 últimas partidas. O problema é que a defesa entrega. No mesmo período foram 8 gols sofridos.
NÚMEROS DO SETE DE SETEMBRO Quem achava que o Sete de Setembro ia chegar morto e já rebaixado na reta final do Pernambucano quebrou a cara. O time de Garanhuns vem conquistando resultados importantes como as vitórias diante de Salgueiro (fora de casa) e Cabense, além dos empates fora de casa diante de Acadêmica Vitória e Central. Se mantiver o ritmo, é bem provável que o Sete de Setembro consiga escapar de forma surpreendente da degola pelo 3º ano consecutivo. É esperar para ver...
quinta-feira, 25 de março de 2010
PE-2010: Náutico já utilizou 40 jogadores no PE
PE-2010, Gols: Rodada marcada por penalidades
QUADRO DE GOLS DA RODADA
GOLS POR RODADA Após 3 rodadas recheadas de gols, a rede balançou menos no meio de semana, registrando apenas 16 gols em 6 partidas. A média da 17ª rodada (2,67) foi menor que a média global da competição que baixou de 2,95 para 2,93 após a disputa de 102 jogos. Até o momento foram marcados 299 gols, sendo 163 marcados pelos times "mandantes" e 136 pelos "visitantes".
PLACARES MAIS EXPRESSIVOS Até o momento, 10 partidas registraram diferença igual ou superior a 3 gols de diferença, as famosas goleadas da competição. Confiram o quadro abaixo:
PE-2010: Sport vence mais uma!
O Sport venceu novamente no Pernambucano e garantiu matematicamente sua vaga no G-4, grupo dos times que irão disputar as semifinais do estadual. Com 41 pontos conquistados, o Leão não pode mais ser alcançado pelo Central, que atualmente ocupa a 5º posição com 24 pontos. O Sport conquistou sua 6ª vitória consecutiva na competição, estabelecendo a nova melhor marca do certame em 2010. A equipe de Givanildo também completa invencibilidade de 17 jogos em 2010 (no estadual), chegando a marca de 44 partidas sem perder em jogos pelo Pernambucano. Curiosamente, o Vera Cruz foi o único time do interior que conseguiu segurar o Sport na Ilha, pela 6ª rodada. Jogando em casa, o Vera Cruz não resistiu ao futebol leonino e foi a 10ª equipe do interior derrotada na atual competição. Com isso, o Leão impõe pelo menos 1 triunfo sobre cada um dos adversários fora da capital. Pelo lado do Vera Cruz, outras notícias desagradáveis surgiram, como a vitória do Sete de Setembro sobre o Salgueiro fora de casa. Com esse resultado, a equipe de Garanhuns iguala a pontuação com o Galo das Tabocas e esquenta a briga contra a degola. Ao final da competição, 2 times caem.
PE-2010: Santa reage e segura vice-liderança
O Santa Cruz deu um susto na sua torcida, chegou a estar em desvantagem no placar, mas ao final, os mais de 15.000 presentes no Arruda comemoraram bastante mais uma vitória do "Mais Querido" e a manutenção da vice-liderança da competição. Após vantagem por 2x0 ainda no primeiro tempo, o Porto mais uma vez sofreu uma virada na competição e agora o sonnho de chegar no G-4 fica mais distante para os Caruaruenses, que no momento estão na 7ª posição com 23 pontos, 5 a menos que a Cabense, que ocupa o 4º lugar. Para o Santa Cruz, o jogo serviu para aumentar ainda mais o clima positivo que vive a equipe, que comemora 4 vitórias consecutivas no certame. O ataque vem funcionando bem e conseguiu marcar 11 gols nas 3 últimas partidas. Com 29 pontos, as atenções Corais se voltam para o Clássico das Multidões no Domingo. A partida diante do Sport, na Ilha do Retiro, pode servir para avaliar com mais precisão as reais chances do Santa Cruz brigar pelo título. É um bom aperitivo para a reta final da fase classificátória.
PE-2010: Central vence Cabense de virada
O Central se recuperou do vexame sofrido na rodada passada (quando perdeu em casa para o Vera Cruz, 3x0) e conquistou uma importante e surpreendente vitória diante da Cabense, no Gileno de Carli, estádio do adversário. De virada, o Alvinegro Caruaruense aplicou 2x1. O resultado foi fundamental para a Patativa, que pulou para a 5ª posição (beneficiado pelos tropeços de Porto e Ypiranga) e ainda diminuiu a diferença de pontos sobre a própria Cabense, time-alvo e atual ocupante de uma das posições do G-4. Com isso, o Central volta a acreditar nas chances de classificação para as semifinais do Pernambucano (como também por uma vaga na Série D), precisando diminuir a diferença de 4 pontos em 5 rodadas restantes. A Cabense, por sua vez, volta a lamentar novo tropeço diante do Central, sofrendo sua segunda derrota para o adversário na competição. O Central foi a primeira equipe do interior que conseguiu vencer a Cabense em seus domínios. Esse é o 3 tropeço do Azulão em casa, onde constam as derrotas para Santa Cruz e Náutico. O representante do Cabo vem se destacando por sua capacidade de somar pontos diante dos adversário do interior. Nesse aspecto, excluindo o Central, a equipe perdeu pontos apenas para o Sete de Setembro (derrota sofrida em Garanhuns) e recentemente para o Acadêmica Vitória (empate no Carneirão).
PE-2010: Ypiranga não passa pelo Acadêmica
O Ypiranga perdeu uma grande oportunidade de se aproximar do G-4, quando não conseguiu passar pelo Acad~emica Vitória, no Otávio Limeira. O empate em 1x1, não foi bom para nenhuma das equipes, porém afasta um pouco mais a equipe de Vitória de Santo Antão do risco de rebaixamento. A Máquina de Costura poderia dar um pulo significativo na busca pela classificação, aproveitando-se da vitória do Central sobre a Cabense, deixando a 4ª posição ainda com 28 pontos, porém, não teve forças para cumprir seu papel de mandante e termina a 17ª rodada com 24 pontos, em 6ª lugar, perdendo para o Central no número de vitórias conquistadas. O Time da Sulanca ainda tem a 3ª melhor campanha do returno, com 11 pontos conquistados em 6 jogos e aproveitamento de 61,1%. Nessa etapa, o time já conquistou 3 vitórias e acumula 2 empates, mantendo invencibilidade de 5 jogos, segunda maior do atual momento (perde apenas para o invicto Sport). Por outro lado, o Acadêmica Vitória completa 6 jogos sem vitória no certame, período em que conseguiu 3 empates e perdeu outros 3 jogos. Com 20 pontos, o Tricolor das Tabocas abre 6 de vantagem para a Zona de Rebaixamento, mas ainda pode ser considerado no grupo de risco.
PE-2010: Sete de Setembro surpreende Salgueiro
Pode um raio cair 3 vezes seguidamente no mesmo lugar? Essa deve ser a pergunta que os adversários diretos do Sete de Setembro na briga pelo rebaixamento devem estar se perguntando. Afinal, após conseguir escapar milagrosamente do rebaixamento em 2008 e 2009, as chances de permanência do Sete começam a aumentar em mais uma reta final do Pernambucano. A vitória sobre o Salgueiro (1x0), em pleno Cornélio de Barros, na noite dessa quarta-feira, colocou um verdadeiro ponto de interrogação sobre a capacidade do Lobo Guará em conseguir mais uma vez o feito. O Sete de Setembro encostou e entra de vez na briga contra a degola. Beneficiado com a derrota do Vera Cruz para o Sport, além da goleada sofrida pelo Araripina, o Sete de Setembro igualou a pontuação do Galo das Tabocas (Vera Cruz) e aguarda a punição do Bode Sertanejo (Araripina) para chegar de uma vez por todas na 10ª colocação. Um fato positivo é que os Setembrinos enfrentarão em seqüência os dois adversários na condição de mandante na 19ª e 20ª rodada, podendo se livrar da degola caso consiga se beneficiar do mando de campo. O Salgueiro continua mal. O time literalmente "desacelerou" no returno onde só conseguiu uma vitória em 6 jogos e não vence há 3 partidas. Com 19 pontos, o time ocupa a 9ª posição no certame.
PE-2010: Sem susto, Náutico vence berm o Araripina
Juniores: Grandes empatam e Santa sai do G-4
CLASSIFICAÇÃO
quarta-feira, 24 de março de 2010
PE-2010: Vera Cruz x Sport, 1ª Fase, 17ª Rodada
O Sport pode carimbar de uma vez por todas sua vaga no G-4, mesmo que isso não seja surpresa alguma para o time na competição. O encontro contra o Vera Cruz será no Carneirão, 21h50 e terá transmissão ao vivo pela TV.
Sem conhecer o dissabor de uma derrota, os comandados de Givanildo Oliveira administram a vantagem sobre os seus adversários e continuam obtendo vitórias na medida. O início da Copa do Brasil exige maior cautela para não desgastar o elenco e não será fato de outro mundo jogos mais apertados no estadual, com placares magros e até pequenos tropeços.
O time sobre e deve perder um pouco o foco nos jogos finais da classificatória. O líder Sport já conquistou 38 pontos, 9 a mais que o Santa Cruz (2º, 29) e 15 a mais que Porto e Ypiranga (5º e 6º, ambos com 23).
Como mandante, o Leão já somou 20 pontos em 8 jogos, vencendo 6 partidas e cedendo 2 empates. É o melhor mandante com 83,3% de aproveitamento.
O Vera Cruz luta contra a queda. Parecia até conformado, mas como o futebol é uma caixinha de surpresas, o time sapecou 3x0 no Central em pleno Lacerdão. Ganhou moral e comemora o fato de seu adversário direto, o Araripina, ter praticamente certo 3 pontos subtraídos por conta de uma escalação irregular. No momento o Galo é o 11º colocado, com 14 pontos.
Como visitante, o Vera Cruz arrancou 6 pontos em 9 jogos. Aoenas 1 vitória e 22,2% de aproveitamento.
NÚMEROS DO VERA CRUZ
NÚMEROS DO SPORT
PE-2010: Santa Cruz x Porto, 1ª Fase, 17ª Rodada
Uma partida decisiva para a formação do G-4 é o que pode se dizer do confronto entre o Santa Cruz e Porto, válido pela 17ª rodada da 1ª fase do estadual. O jogo está marcado para 21 horas, no Arruda.
O motivado Santa Cruz vai com tudo para manter a segunda colocação e despachar um concorrente direto do G-4. Para a competição, inclusive, esse duelo diante do Porto é muito mais decisivo que a partida do próximo final de semana contra o Sport. Os comandados de Dado não podem nem pensar num tropeço diante do Gavião, para que o trabalho e a evolução da equipe não fique em risco. Com 29 pontos já conquistados, o Santa Cruz é o vice-lider do estadual.
No Arruda, o time vem somando os pontos necessários para garantir sua classificação. Até agora são 17 em 8 jogos, com 5 vitórias e 2 empates (perdeu apenas para o Sport), com 70,8% de aproveitamento.
O Porto ainda respira na competição. Sabe que vencer o Santa Cruz é o único caminho que resta para voltar a rondar com força o G-4. A derrota para o Araripina, quando o time abriu vantagem de 2 gols já no primeiro tempo e sofreu revés (4x2) ainda pesa na equipe que precisa superar o momento negativo. Com 23 pontos, o Gavião é o 5º colocado do certame.
O Tricolor do Agreste já venceu 3 das 7 partidas que disputou fora de casa, entre elas o jogo contra o Náutico, nos Aflitos. Merece respeito de seus adversários e sempre foi sinônimo de trabalho. O aproveitamento de 42,9% é considerado bom.
NÚMEROS DO SANTA CRUZ
NÚMEROS DO PORTO