domingo, 27 de janeiro de 2008

Juniores: Ypiranga vence no WxO em rodada de goleadas

Não faltaram gols na rodada de Juniores, com 18 gols em 6 jogos, com média de 3 por partida. As goleadas do Sport sobre o Salgueiro (5x0) e do Santa Cruz sobre o Vera Cruz (também 5x0), foram destaques da rodada, ao lado da vitória por WxO do Ypiranga sobre o Petrolina, por falta de policiamento.
O artigo 22 do Campeonato Pernambucano de Juniores prevê que nesses casos, a vitória por WxO é convertida em 1x0 contra o infrator. Dessa forma, podemos avaliar inclusive que tornou-se prejuízo também para o Ypiranga (líder com 13 pontos), uma vez que o Petrolina tinha uma média de gols sofidos superior a 2 por partida (precisamente 2,5). O Náutico, também com 13 pontos, continua na segunda colocação do turno (que na prática não diz muita coisa, já que não vale nada além da soma de pontos para a classifcação do hexagonal decisivo), porém como venceu o Centro por 3x1, reduziu a diferença no saldo de gols contra a Máquina de Costura (6x5, em favor do Ypiranga). Sport e Santa Cruz com 12 pontos, após as goleadas aplicadas (já citadas), continuam na cola dos líderes. Porto (venceu o Serrano, 3x0) e Sete de Setembro (empatou com o Central, 0x0), com 9 e 8 pontos respectivamente, formam o grupo dos principais candidatos ao hexagonal decisivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, esta errado isso... PQ esta terminando a disputa da primeira fase e não da segunda fase do primeiro turno... Por tanto se aplica o artigo 17 e não o 18, onde fala maior numero de gols na casa do adversário, no caso de duas equipes. Neste caso o centro estaria na frente... É o uso do artigo 17 e não o 18, o desoito é só no final da segunda fase.

Anônimo disse...

Caro internauta, façamos uma reflexão:

O artigo 17 compreende apenas a 1ª fase, onde o Náutico já está previamente classificado como cabeça de chave. Sendo assim, na prática, os critérios desse artigo só valem para disputas entre times do interior.

Ao final da fase, os pontos obtidos na primeira etapa, continuam valendo para o turno, que é a verdadeira competição na realidade. Dessa forma, não faz sentido aplicar para Náutico, Sport e Santa Cruz, uma vez que para esses times a única coisa que interessa é a classificação geral do turno.

Por conta disso, deve-se aplicar os critérios de desempate do artigo 18 e não do 17.