segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Nota de esclarecimento: Classificação dos Profissionais

No dever de informar o torcedor pernambucano, o Blog dos Números vem retificar a informação que vem sendo amplamente divulgada nos meios de imprensa, onde classifica o Centro Limoeirense com vantagem sobre o Náutico, após igualdade em alguns critérios de classificação. Convido a todos uma leitura sobre o artigo 18 do regulamento do campeonato pernambucano de 2008: Art 18 - Terminada a disputa da Segunda Fase do Primeiro Turno e quando da verificação da pontuação geral, para efeito de classificação geral para os dois hexagonais previstos no segundo turno e para a definição da equipe campeã, existam duas ou mais Associações empatadas em pontos Ganhos , na pontuação geral conquistada na primeira e segunda fase, aplicam-se, sucessivamente os critérios técnicos de desempate abaixo discriminados: a) Maior número de vitórias em toda a competição b) Melhor saldo de gols em toda a competição c) Maior número de gols assinalados em toda a competição d) Confronto direto, no caso de empate entre duas equipes e) Maior número de gols assinalados na casa do adversário em todas partidas, no caso de duas equipes f) Sorteio Dessa forma, considerando que: 1. O Náutico marcou gols fora de casa nas seguintes partidas: a) 2 gols na partida contra o Porto, com vitória por 2x1; b) 1 gol na partida contra o Centro, com derrota por 2x1 Total de 3 gols marcados fora de casa 2. O Centro Limoeirense marcou gols fora de casa nas seguintes partidas: a) 2 gols na partida contra o Náutico, com derrota por 3x2. Total de 2 gols marcados fora de casa.
Abaixo, a classificação, de acordo com o estabelecido (clique para ampliar):

2 comentários:

Anônimo disse...

O certo não seria aplicar o artigo 17 não, pq é a primeira fase q esta acabando... E não a segunda. E no artigo 17 só fala em gols na casa do advesário, no caso de duas equipes, onde supõe-se q seja no confronto direto, desse modo o centro estaria na frente!

Anônimo disse...

O artigo 17 compreende apenas a 1ª fase, onde o Náutico já está previamente classificado como cabeça de chave. Sendo assim, na prática, os critérios desse artigo só valem para disputas entre times do interior.

Ao final da fase, os pontos obtidos na primeira etapa, continuam valendo para o turno, que é a verdadeira competição na realidade. Dessa forma, não faz sentido aplicar para Náutico, Sport e Santa Cruz, uma vez que para esses times a única coisa que interessa é a classificação geral do turno.

Por conta disso, deve-se aplicar os critérios de desempate do artigo 18 e não do 17.