terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sport na Série A 2007 (parte 2)

O foco do segundo bloco será a campanha do Sport na Série A 2007, abordando basicamente 3 aspectos, que seguem o mesmo modelo de apresentação exposto aos clubes pernambucanos dentro do Campeonato Brasileiro, nas Séries A, B e C. No primeiro momento, será mencionada a campanha e números gerais obtidos pela equipe rubro-negra, tais como o deslocamento na tábua de classificação e os resultados como mandante e visitante. Posteriormente, serão destacadas as seqüências que marcaram os leoninos durante a competição, apontando para os jejuns e marcas vitoriosas. A segunda parte é concluída com uma breve abordagem na questão disciplinar.
Campanha
A expectativa sobre a campanha do Sport, retornando ao cenário principal da competição nacional, onde esteve afastado desde 2001, certamente era grande. Entre céticos e otimistas, não faltou quem apontasse duramente o rebaixamente e os que vibraram a cada possibilidade de aproximação da zona de classifcação para a Libertadores. Próximo ao encerramento do campeonato, já era nítida a possibilidade do clube assegurar uma das 8 vagas para a Copa Sul-Americana, fato que surpreendentemente não ocorreu. Nas flutuações que apresentou ao longo do campeonato, esteve 1 vez na área classificatória para Libertadores (1ª rodada, após vitória sobre o Santos, 4x1), mas foi na faixa da Copa Sul-Americana que o clube terminou na maior parte, 18. Nas 7 últimas rodadas, a equipe acabou congelando na "Zona do Limbo", segundo bloco de posições que mais aderiu, com 16 vezes presente. O rebaixamento assombrou o Leão em 3 rodadas, na fase mais crítica do clube na competição, que resultou na contratação de Geninho. Em 38 jogos, a equipe obteve 14 vitórias, 9 empates e 15 derrotas, com aproveitamento de 44,74%. Tão forte quanto mandante, tão fraco quanto visitante. Jogando em casa, teve o 4º melhor desempenho, com 38 pontos e aproveitamento de 66,7%. Teve o segundo melhor ataque como mandante, com 40 gols anotados, mas sua defesa não teve um grande desempenho, sofrendo 23 gols. Quando atuou em campos adversários, teve o 4º pior desempenho. Marcou apenas 13 pontos, com aproveitamento de 22,8%. Só obteve 3 vitórias, marca que só foi superior a do América. Teve também o 3º pior ataque (14 gols) e a 12º defesa (32). No turno, ajustando os resultados do Flamengo, terminou com a 11ª posição, com 27 pontos ganhos e 47,37% de aproveitamento. No returno, marcou 3 pontos a menos, tendo queda de desempenho para 42,11%. Com isso, fez a 14ª campanha.
Sequências
O Sport viveu seu maior drama no início da competição, quando na 7ª rodada alcançou a marca de 6 jogos sem vitória. Para comemoração da torcida leonina, essa incômoda situação foi revertida no jogo diante do seu arqui-rival Náutico, com direito a goleada na Ilha do Retiro. Nos 22 jogos seguintes, o Sport alternou pequenas séries de até 3 jogos sem vencer ou perder, que deram ao time uma estabilidade positiva na tabela. Após uma nova goleada na Ilha, diante do Goiás, viveu outro jejum que ligou o alerta no clube, completando 5 partidas sem vitória. Em seguida, o time reagiu, somou pontos consecutivamente em 4 jogos (diante de Internacional, Palmeiras, Atlético-PR e Cruzeiro, melhor marca do time na temporada) e afastou qualquer perigo de rebaixamento, com 1 rodada de antecedência. Em sua partida final, acabou desperdiçando uma oportunidade de "ouro" de cravar seu nome na lista dos 8 participantes brasileiros na Copa Sul-Americana. Perdeu para o Juventude, em Caxias, 2x1. Jogando na Ilha, chegou a manter invencibilidade nas 7 partidas iniciais, até ser surpreendido pelo Internacional. A força de sua torcida fez com que o Leão não passasse mais de 2 jogos sem uma vitória. Fora de casa, obteve sua primeira vitória na 6ª partida disputada, após 5 derrotas consecutivas no início da temporada. Com fracas apresentações, retornou a outras duas séries de 5 jogos ainda na competição.
O Sport e os cartões...
O Sport foi um clube que recebeu poucos amarelos, mas proporcionalmente muitos vermelhos. Ao total foram 95 amarelos (9º mais disciplinado) e 11 vermelhos, sendo um dos 3 times que mais sofreu com a expulsão durante todo o campeonato. No primeiro turno, foram 7 vermelhos e 42 amarelos. Já aparecia com caracterísitcas similares ao que se deu como resultado final, pois tinha um discreto número de advertências e elevada quantidade de expulsões. No segundo turno, 4 expulsões e 53 advertências

Nenhum comentário: