quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O Sport na Série A 2007 (parte 3)

Encerrando a série de levantamentos sobre o Sport, vamos abordar os números que resumiram as participações do elenco e também dos treinadores que tiveram a oportunidade de comandar o rubro-negro durante o Brasileirão 2007. Confiram abaixo alguns dos destaques dentro da base de dados desenvolvida pelo Blog dos Números, através de documentos oficiais, obtidos após a realização de cada jogo
A lista dos participantes....
Durante os 38 jogos da Série A, o Sport relacionou 40 atletas entre os 18 que integraram a súmula de cada partida. Apenas 2 não tiveram a oportunidade de atuar: Gustavo Nascimento (goleiro) e Wiliam. Durval foi quem mais defendeu as cores do Leão, estando presente em 35 partidas, todas como titular. Em seguida aparece Carlinhos Bala (34, todas como titular), Everton (28, todas como titular), Magrão (26, todas como titular) e Romerito (24, sendo 23 como titular). Também apresentaram-se por 20 ou mais vezes Diogo (23), Cesar Lucena, Dutra e Igor (todos com 22), além de Bruno (21) e Da Silva (20). Entre os relacionados, 34 vestiram a camisa titular, estando 7 deles presentes 20 ou mais vezes no "onze" leonino.
As substituições...
O Leão realizou 103 substituições, ao longo do campeonato, entre 114 possíveis. Dos 26 atletas que foram sacados, Da Silva cedeu lugar 11 vezes. Em seguida aparecem Adriano Gabiru e Diogo, com 9. Um pouco abaixo, seguem com 7 os seguintes atletas: Anderson Aquino, Bia, Washington e Weldon. Outros 28 tiveram oportunidade de atuar no decorrer das partidas, como Anderson Aquino e Weldon (ambos 11 vezes), Rosembrick e Washington (ambos 9 vezes) e Fabiano (6).
Os vitoriosos...
Durval esteve presente em 13 das 14 vitórias obtidas. Carlinhos Bala, em 12 e atletas como Diogo, Igor e Magrão, comemoraram 10 vezes. Do total, 16 atletas estiveram participando da metade ou mais das vitórias conquistadas.
Os que mais perderam...
Carlinhos Bala foi quem mais participou dos jogos em que o time sofreu derrotas, com 14 entre os 15 tropeços sofridos. Durval aparece com 13 e Everton com 11.
Os artilheiros...
Se não fez uma temporada sensacional, pelo menos Carlinhos Bala esteve bem distante dos demais companheiros, quando o assunto é bola na rede. Com 13 gols (24,1% do total), marcou mais que o dobro do vice-artilheiro do time, Da Silva, com 6 gols. Ainda aparecem na lista os nomes de Anderson Aquino, Romerito e Washington, todos com 4 gols. Durval e Weldon contribuiram 3 vezes, enquanto que Adriano Gabiru, Cesar Lucena e Fumagalli, cada um deles anotou 2 gols.
Os mais advertidos...
Durval foi quem mais recebeu advertências líquidas 9amarelos que contam para efeito de suspensão), com 9. Dutra, Everton e Gustavo Souza aparecem logo em seguida, cada um deles com 7 advertências. Um pouco abaixo, Cesar Lucena e Romerito (ambos com 6)
Os treinadores
O Sport esteve sob o comando de 3 nomes ao longo da competição: Giba, Geninho e Levinha. Vamos aos números: Geninho, 32 jogos O treinador assumiu o time na 7ª rodada, com o rubro-negro amargando uma perigosa situação, estando presente na Zona de Rebaixamento. Em 32 partidas, obteve 13 vitórias, 7 empates e 12 derrotas. Seu ataque anotou 45 gols e a defesa sofreu 43. O aproveitamento total da "Era Geninho" foi de 47,92%. Durante o período que esteve no comando do Clube, obteve a 9ª melhor campanha (considerando os 32 últimos jogos). Giba, 5 jogos Atuação apagadíssima que pode ter custado uma das vagas na Copa Sul-Americana. Após a vitória arrasadora sobre o Santos(4x1), na estréia, só conseguiu somar mais 1 ponto nas 4 partidas seguintes, entregando o cargo com o time na 18ª posição e aproveitamento de 26,67% Levinha, 1 jogo Na função de "tampão" após a saída de Giba, comandou o time no prejudicial empate em 2x2 diante do América, na Ilha do Retiro. Obs: Fotos extraídas do parceiro meuSport.com

Nenhum comentário: