segunda-feira, 5 de novembro de 2007

PERNAMBUCO IMORTAL, IMORTAL !??

“Sou de Pernambuco, eu sou Leão do Norte”. Essa letra de Lenine, diz muito bem aquilo que foi o Sport na Ilha do Retiro neste domingo diante do Palmeiras. Garra, força e determinação fizeram com que o rubro-negro pernambucano atingisse os tão desejados 47 pontos que lhe assegura o direito de disputar a 1ª divisão do campeonato brasileiro de 2008, confirmando assim, a projeção feita por este analista, e ratificada pelos companheiros Adethson Leite e Eduardo Belo no programa “Fórum Esportivo” que foi realizado logo após a 11ª rodada e reafirmada no programa de 22/10/07. Agora, com 9 pontos a serem disputados (apenas 3 pontos em casa), é perfeitamente possível atingir os 52 pontos e se garantir também na Sul-Americana, principalmente pela tranqüilidade que a partir desse final de semana passou a reinar na Praça da Bandeira. Força Leão!!! Enquanto o Sport nas duas últimas rodadas conseguiu um heróico empate diante do Internacional no Beira Rio, e uma magnífica vitória contra o Palmeiras na Ilha, construindo assim a pontuação desejada, o Náutico, permanece com 43 pontos (15º), seguido de perto por: Corinthians com 42 pontos (16º), Goiás com 41 pontos (17º) e Paraná também com 41 pontos (18º). O Juventude com 35 pontos (19º) matematicamente ainda pode até fugir do R4 (4 rebaixados). Para isso, teria que vencer todos os 4 jogos que ainda lhe restam disputar, convenhamos, essa probabilidade tende a zero. Quanto ao América-RN, esse está definitivamente rebaixado para série B em 2008. Portanto, caro leitor, nosso foco é firmado sobre Corinthians, Goiás e Paraná. Contamos também a nosso favor com o confronto direto entre Goiás x Corinthians. Paraná e Corinthians jogam duas vezes fora e só uma em casa nessa reta final, enquanto Náutico e Goiás fazem exatamente o inverso. Logo, as chances são muitas a favor do alvirrubro pernambucano. Só nos resta esperar que o clube dos Aflitos faça de forma convincente a sua parte nessa história. Nada de “já ganhou”. Seriedade e determinação acima de tudo no sábado diante do América-RN. Esse é o jogo da vida. "Junta mais 4 Náutico".

SÉRIE B Faltando 12 pontos a serem disputados (4 jogos) metade em casa, a próxima contra Ponte Preta e a última contra o já classificado e muito possível campeão Coritiba; o Santa Cruz (17º e 41ptos) segue sua trajetória , precisando desesperadamente conquistar 6 pontos (50%) do total a ser disputado. Que isso é tarefa muito difícil, ninguém duvida, mas, não podemos esquecer que estamos falando de um dos maiores clubes de Pernambuco e também do futebol brasileiro, clube grande tem que ser grande na chegada sabendo superar as adversidades. Entretanto, como matemático, tenho que ser fiel na frieza dos números, quando das minhas projeções: Nosso foco é Santo André(16º e 42ptos) e Paulista(18º e 39ptos), valendo também uma “secadinha” no Avaí(15º e 44ptos) nas próximas duas rodadas, não podemos desperdiçar pontos e nem deixar de torcer muito, contra esses três concorrentes diretos do nosso "Santinha". Remo e Ituano já estão definitivamente rebaixados, portanto, estamos lutando para fugir das duas últimas vagas do R4. Não morramos antes da hora, ainda não caímos, e sabemos que esse rebaixamento é um desastre para o tricolor pernambucano, e isso, não podemos deixar acontecer. Nada de xingamentos, violência não classifica ninguém, discórdias e oposições à diretoria são resolvidas, pelos sócios em dia a no mínimo 1 ano, nas urnas no final de 2008. O momento é de se colocar o “Santa Cruz acima de tudo e de todos"

*Obs: Prof. Elmo Carneiro é graduado em Licenciatura em Ciências com habilitação em matemática pela FAINTIVISA, graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UFRPE , também cursou pós-graduação em ensino da matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Há 22 anos ministra aulas de matemática em escolas da rede pública e particular de ensino, bem como em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Comentário bem feliz, sem puxar a "sardinha" pra nenhum time, misturando seu conhecimento com os números e sua paixão pelo futebol, bem como, pelo estado de pernambuco, precisamos de mais torcedores assim, onde deixem de lado a rivalidade, pelo menos quando não for confrontos diretos, e tentar brigar por uma ascensão ao futebol de pernambuco! parabéns prof. Elmo

Anônimo disse...

Eu sou mameluco sou de casa forte sou de Pernambuco eu sou do leão do SPORT!!!!!!
Belo comentário Elmo, apesar de saber que você torce pela minhoca, digo pela sarna.

Anônimo disse...

Elmo, feliz demais na sua crônica!
De fato o que se viu ontem, no jogo do Sport, vou bravura, garra, amor às cores que adornam o Manto Sagrado do time do Sport. E analisou coerentemente a situação de Náutico e Santa Cruz na competição, falando das reais possibilidades de cada um, com muita clareza, e objetividade. São pessoas como você, Elmo, e como Adethson, que fazem toda a diferença quando se fala nesse esporte que é uma de nossas maiores paixões: o Futebol! Grande abraço e parabéns mais uma vez, ao Elmo, pela crônica, e ao Adethson, por convidar para o time do BDN, um ilustre pernambucano como ele!