terça-feira, 23 de outubro de 2007

Interatividade: Tira-Dúvidas BDN

Olá amigos, Estamos inaugurando mais uma seção em nosso Blog, o Tira-Dúvidas. A idéia tem como objetivo expor algumas das perguntas que recebemos por e-mail, trazendo a questão e resposta para todo o grupo que prestigia esse espaço. Com isso, a dúvida de um pode esclarecer o entendimento de outro, disseminando a informação, objetivo maior do Blog. Acompanhem abaixo a pergunta selecionada: Eu tenho uma dúvida no ranking da CBF: o Náutico está em 22º. Caso fique entre os 10 primeiros, pode haver mudança de posição para o mesmo? (Maurício Filho, Boston) Antes de responder a pergunta, faz-se necessário entender os critérios de pontuação do ranking, que é baseado em apenas duas competições: Copa do Brasil e Campeonato Nacional (Séries A, B e C). Na Copa do Brasil, os participantes de cada edição ganham no mínimo 1 ponto pela participação e gradualmente recebem mais pontos com o avanço de fases. A pontuação é por objetivo e não por colocação (nas diversas fases da competição). Sendo assim, cabe ao campeão 30 pontos, ao vice 20 pontos, aos semifinalistas 10, para os que chegaram nas quartas-de-final, 5, os que pararam nas oitavas recebem 3 e nas fases anteriores um ponto a menos por fase (clicar no link abaixo). Ranking de Pontos da CBF - critérios No Campeonato Nacional, além de pontuar por posição, pesa também a divisão em que o clube se encontra. Nos moldes atuais, com 20 times nas Séries A e B, os participantes da A, recebem pontuação com decréscimo de 1 ponto por posição, inciando em 60 pontos (por temporada) e chegando até 41. Na Série B, realiza-se a mesma sequência de pontuação da divisão principal, cabendo ao campeão 40 pontos até chegar ao último colocado que receberá 21. Na série C, a diferenciação ocorre para os times que não tiveram campanha destacada, uma vez que abaixo do 19º colocado apenas será atribuido um ponto, conforme link abaixo: Ranking Nacional de Clubes

SITUAÇÃO DO NÁUTICO NO RANKING O Náutico, ao término da temporada 2006, estava posicionado em 22º lugar, com 1033 pontos. Acima, em 21º, aparecia o Santa Cruz, com 1.108 pontos, 75 a mais. Abaixo, 23º, o Paraná Clube, com 936, 97 a menos. Na Copa do Brasil 2007, o Náutico chegou nas quartas-de-final, marcando 5 pontos no ranking. O Santa Cruz não passou da primeira fase e somou apenas 1 e o Paraná, como disputou a Libertadores em 2007, não participou da competição. Sendo assim, somados os pontos da Copa do Brasíl teríamos o Santa Cruz com 1.109 pontos, o Náutico com 1038 e o Paraná com os mesmos 936 Caso o Náutico termine em 10º lugar na Série A, por exemplo, ele somará mais 51 pontos, chegando a 1089, portanto, insuficiente para alcançar o seu adversário mais próximo. Mesmo que o Náutico fosse campeão brasileiro, somando 60 pontos, chegaria no máximo a 1098 pontos e ainda teria, na melhor das hipóteses, 32 pontos de desvantagem para o Santa Cruz, caso o mesmo somasse 21 pontos na Série B, como lanterna da competição. O timbu também não corre risco de perder sua posição, uma vez que a vantagem que tem para o Paraná também não pode ser superada, independente da posição de ambos no Brasileirão. Caso os 3 times se mantivessem nas posições atuais, o Santa Cruz terminaria a temporada com 1.135, o Náutico com 1.085 e o Paraná 979. Ou seja, a diferença para o Santa Cruz cairia para 50 pontos e diante do Paraná aumentaria para 106 pontos. Nesse ritmo, o Náutico ainda precisaria de 3 temporadas para se aproximar efetivamente do Santa Cruz.

NOTA: Agradecemos ao inernauta pela colaboração, lembrando que as perguntas serão selecionadas e poderão ser publicadas de acordo com decisão da equipe do Blog , tendo os nomes dos autores publicados mediante autorização prévia dos mesmos. Visando o melhor entendimento do público, ainda poderão ser reorganizadas, sem perder o sentido do questionamento.

Nenhum comentário: