A cada rodada desse Brasileirão as coisas ficam mais nítidas, matematicamente falando, quanto às definições nas extremidades superior e inferior da tabela.
Ninguém nesse país duvida da conquista de mais um título do SÃO PAULO, o poderoso tricolor paulista demonstrou mais uma vez competência absoluta, fruto do seu meticuloso esquema organizacional, planejamento cuidadoso nas divisões de base e, é claro das benesses financeiras oriundas da péssima e injusta divisão dos recursos entre os clubes brasileiros.
No outro extremo, temos como desgraça anunciada (e agora confirmada) AMÉRICA RN, JUVENTUDE e PARANÁ, restando apenas uma vaga nesse famigerado R-4.. E aí estamos nós, excluindo as nossas paixões, enxergamos uma enorme luz vermelha acesa à nossa frente, temos dois clubes com enormes riscos de integrarem a infame 17ª posição. Basta observarmos a seqüência de jogos dos clubes pernambucanos: SPORT (15º) pega o SÃO PAULO em casa e o INTERNACIONAL no Beira Rio; enquanto o NÁUTICO (14º) enfrentará o GRÊMIO no Olímpico e o SANTOS nos Aflitos é fácil concluirmos que se descuidarmos a coisa pode desandar de vez já nas duas próximas rodadas.
Na série B, não é diferente, o CORITIBA certamente ficará com o título, enquanto ITUANO, REMO já estão rebaixados, aí encontramos um SANTA CRUZ (15º), com 40 pontos, tentando a todo custo fugir da 17ª e 18ª posições lutando contra AVAÍ (41 pontos), CRB (40 pontos), SÃO CAETANO (16º e 39 pontos), SANTO ANDRÉ (17º e 37 pontos e PAULISTA (18º e 34 pontos), portanto de todos o PAULISTA é o clube que matematicamente encontra-se na situação mais desfavorável, pois é obrigado também a torcer por vários tropeços dos seus concorrentes diretos. Sem nenhuma expectativa que inspire confiança em sua imensa e apaixonada torcida, após ter desperdiçado oito pontos nos últimos três jogos no Arruda, o velho e glorioso SANTINHA continua sua saga como sério candidato ao R-4 (grupo dos 4 rebaixados), o que seria a maior e mais trágica crise da sua história. Como se não bastasse os péssimos e recentes resultados, observando a tabela, ficamos inegavelmente apreensivos, pois o Clube das Multidões terá na seqüência dois jogos fora de casa REMO e CEARÁ, e fica a pergunta:
O QUE PODEMOS ESPERAR DESSE TIME?Duas derrotas seguidas agora o levarão inevitavelmente à zona de rebaixamento e como faltam poucos jogos será muito difícil sair dela. Todos precisam se engajar nessa luta, precisamos conquistar os 7 pontos que nos livrarão do R-4, isso é uma questão de PERNAMBUCANIDADE, cair para a série C em 2008 levaria o tricolor a um irremediável estado de falência, e isso não é bom para nenhum segmento da sociedade esportiva pernambucana.
Até quando, meu DEUS, nós participaremos apenas tentando não cair ? .
*Obs: Prof. Elmo Carneiro é graduado em Licenciatura em Ciências com habilitação em matemática pela FAINTIVISA, graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UFRPE , também cursou pós-graduação em ensino da matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Há 22 anos ministra aulas de matemática em escolas da rede pública e particular de ensino, bem como em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário