sábado, 21 de agosto de 2010

SB-2010, Pré-Jogo: Icasa x Náutico


Icasa e Náutico se enfrentam hoje, 15h50, no estádio Mauro Sampaio (Romeirão), em Juazeiro do Norte (CE). A partida faz parte da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2010.

Para o encontro, Sandro Meira Ricci (DF, aspirante FIFA) será o mediador principal, auxiliado por José Nilton da Costa (PI) e Izac Márcio da Silva Oliveira (RN). Será a primeira partida de Ricci na Série B deste ano, após 6 jogos no Brasileirão (Série A).

Ocupando a 14ª posição na tábua de classificação, com 17 pontos, o Icasa sabe que não pode tropeçar em seus domínios. A diferença para a "zona da degola é de apenas 3 pontos. O grande problema do time é que se mostra essencialmente caseiro (82% dos pontos conquistados foram como mandante), o que passa a ser um problema particularmente para o seu adversário de hoje.

O Náutico busca se consolidar no G-4. Até o momento, contou com resultados favoráveis na rodada e uma simples vitória pode alçar a equipe para a segunda posição na tabela. Portuguesa (maior ameaça para sua posição no G-4), São Caetano (3º) e Figueirense (2º) tropeçaram ao longo da semana. Esses ingredientes podem surgir como uma motivação a mais para o Timbu.

NÚMEROS DO ICASA

O Icasa apresenta até agora 40,5% de aproveitamento dos pontos disputados. A equipe não consegue evoluir fora de seus domínios e acaba tendo toda a pressão de conquistar os resultados dentro de casa. Até agora, tem dado certo.

Se conquistou apenas 3 pontos fora de Juazeiro, por outro lado, no Romeirão, a equipe vem atropelando. Com aproveitamento de 66,7% como mandante, os cearenses não perdem há 6 jogos e há 4 não sofrem sequer gols. Com isso, já conquistaram 14 pontos.





NÚMEROS DO NÁUTICO

O Náutico sabe que precisa voltar a vencer fora de casa, caso ainda queira manter alguma folga de vantagem no G-4. Recentemente, passou vexame diante do Paraná (0x4) e sofreu um duro castigo diante do Guaratinguetá, quando acabou sofrendo um gol já nos descontos da partida. A equipe tenta quebrar um incômodo jejum de 2 partidas sem vencer e também sem marcar gols.

O aproveitamento da equipe comandada por Alexandre Gallo fora dos Aflitos é de 50%, com 3 vitórias e 3 derrotas. Os 9 pontos somados até agora contribuem com 33% de todos os pontos conquistados pelos alvirrubros na competição. O saldo de gols negativo no desempenho fora de casa (6) é um dos fatores que geram desvantagem do time em relação aos demais nos critérios de desempate.






CONFRONTOS

Icasa e Náutico nunca jogaram uma partida oficial. Segundo os levantamentos do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, dois amistosos foram realizados entre as duas equipes, ainda nos anos 70.

Em 20 de agosto de 1971, em Juazeiro, o Timbu sob o comando técnico de Palmeira bateu os donos da casa por 3-0. Depois, no dia 2 de julho de 1972, em partida realizada em Salgueiro (PE), nova vitória alvirrubra por 2-1, com Gradim no comando do time.

Nenhum comentário: