quinta-feira, 11 de março de 2010

Opnião e Análise: Picareta pode se dar mal...

Durante a semana muito se falou sobre a cena de vandalismo da torcida Fanáutico em agressão a torcedores de Santa Cruz do Capibaribe, em partida válida pelo Campeonato Pernambucano 2010, que terminou empatada por 4x4, nos Aflitos. Circulou fortemente na internet fotos de um jovem arrebentado, supostamente pela pancadaria promovida pela torcida, de modo que trouxe manifestações de boa parte da sociedade, recriminando os atos de vandalismo e procurando os culpados pelo verdadeiro "massacre". Agora, imaginem se de repente, fosse descoberto que tudo não passava de uma brincadeira? De um trote formentado por "babacas" com o único objetivo de promover um site medíocre e sensacionalista. Não, não...mas a culpa é da fonte (provavelmente Arial). Você acredita? Pois bem, ao que parece, existe uma forte tendência para que isso se confirme, que tudo tenha sido uma armação em prol de "um minuto de fama" alcançado através da replicação da tragédia dos outros. Já não se confirma se há veracidade ou não nos fatos e nem se explica porque se colocou uma foto falsa. Segundo o site, foi um pequeno "erro" na postagem, na hora de escolher do banco de dados (como são desatentos, hein?. Algo do tipo publicar o gol do Sport com a foto de um gol marcado pelo Flamengo...um errinho básico de banco de dados..). Será? Das duas uma: ou tenta criar algo que não aconteceu ou tenta dimensionar exageradamente uma situação que pode não ter gerado o impacto mostrado pelas imagens. Para o bem da comunicação, torcemos para que a segunda hipótese seja confirmada. Bandidagem talvez seja o conceito mais próximo que se possa rotular dessa brincadeira, em momento que as pessoas sérias lutam para estabelecer a paz e a normalidade nas partidas de futebol. Ser cretino o suficiente para "brincar" com os fatos merece no mínimo um sol quadrado por 6 meses até 1 ano, conforme prevê a lei. Deixa disso. Deixa de tentar aparecer sem ter conteúdo. Deixa de mexer com algo sério. Deixa de inflamar questões sociais. Imaturidade que deve ser banida, reprimida e devidamente punida. Agora, procura-se desesperadamente as vítimas, para que consiga se provar que realmente houve a notícia. Que a fonte não era nenhum "brincalhão" curtindo a ressaca pós-carnaval. Particularmente, tenho minhas restrições ao que representa a Torcida Organizada nos campos de futebol. Acredito que é difícil harmonizar interesses e também vejo muitos bandidos infiltrados, manchando a própria imagem da TO. É difícil controlar e o processo de recuperação de imagem vai ser lento senão letal. Mesmo assim, tão criminoso quanto os atos publicados é criar uma notícia sobre tal. Vamos aguardar a apuração definitiva dos fatos....

6 comentários:

Unknown disse...

Pelo que eu entendi, você está falando que a história do espancamento é mentira. Entretanto, o que eu tenho lido nos meios de comunicação é que a única coisa errada foi a foto publicada. Não vejo motivo para a sua revolta, visto que a violência que acontece nos jogos dos 3 grandes da capital é verdadeira e deve ser tomada uma providência séria. Sou a favor do fim das torcidas organizadas de marginais. Parabéns pelo Blog.

Adethson Leite disse...

Rafael,

Ao que parece a história toda é uma farsa. Ninguém localiza ninguém e a investigação policial vai apurar os fatos com cuidado.

Até lá, nos resta esperar...

Adethson Leite disse...

A revolta é pelo motivo de se usar um tipo de notícia dessa para se promover um site. Ridículo isso e caso seja verdade, merece punição severa.

Muito obrigado também pelo apoio ao trabalho desenvolvido no Blog. Teremos boas surpresas para o Brasileirão

Washington Vaz disse...

Adethson, acompanhei a situação através do Blog do Roberto (http://oblogdoroberto.zip.net).

Um fato que comoveu a todos, inclusive Kuki, o maior ídolo do Náutico nas últimas décadas, que se comprometeu em visitar o suposto "jovem acidentado".

Caso seja consumado que a publicação no blog do DaliaNet seja farsa, deve ser feito algo para punir estes irresponsáveis.

adethson leite disse...

o interessante é que se acompanhar os posts daquele Blog vc poderá identificar que na reprodução do depoimento do Berilo, eles dizem que as palavras foram retrasmitidas para a família da vítima. Depois foi um engano na postagem da foto`depois a familia constrangida não queria dar depoimento e por fim a culpa foi da fonte nao se encontra a tal família...será

Washington Vaz disse...

Se realizar uma nova visita neste blog, verá que o administrador editou a postagem, incluindo o email de quem o enviou a "história de pescador".

Sinceramente, não se pode brincar com algo tão sério assim. Se fosse em um país mais sério, a justiça não deixaria isto passar a limpo.