quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PE-2010: Jogos da Rodada

A quarta-feira marca o início da 3ª rodada do Campeonato Pernambucano de 2010, com todos os times jogando e apenas uma partida agendada para a capital, entre Sport x Porto. O Santa Cruz visita a Cabense e o Náutico vai até Santa Cruz do Capibaribe enfrentar o Ypiranga. Nas partidas envolvendo as equipes do interior, o bom duelo entre Central x Salgueiro, além de Vera Cruz x Araripina e o confronto dos desesperados envolvendo Sete de Setembro x Acadêmica Vitória. Após duas rodadas realizadas, os mandantes levam vantagem com 6 vitórias contra 3 dos visitantes, além de 3 empates. A média de gols da competição é boa, superando 3 gols por partida (3,33), alcançando 40 gols no total (20 para os mandantes, 20 para os visitantes). Confiram os duelos: O Sport defende a liderança diante do sempre perigoso Porto, que ainda não venceu no campeonato. Nas duas rodadas iniciais, o Leão bateu com dificuldade o Araripina na Ilha (1x0) e depois goleou o Acadêmica Vitória no Carneirão (5x1). Já o Porto caiu diante do Salgueiro no Cornélio de Barros (3x2) e depois empatou no Lacerdão diante do Vera Cruz (2x2).
O Central ainda não venceu na competição, sendo a única equipe a registrar dois empates. As esperanças de uma boa campanha se renovaram após o empate diante do Santa Cruz no Arruda e o torcedor alvinegro espera que o time não volte a tropeçar em casa, como ocorreu na estréia diante do Acadêmica Vitória. O Salgueiro venceu o Porto, mas não conseguiu segurar a vantagem diante do Náutico nos Aflitos. Nos dois primeiros jogos, a equipe abriu o marcador e acabou sendo acuado no placar, permitindo reação dos seus adversários.
O Sete de Setembro parece que por mais um ano não vai ter vida fácil na copetição, lutando desde o início contra o rebaixamento. Um sinal que isso possa acontecer é a largada desastrosa do Lobo Guará, não marcando nenhum ponto nos dois primeiros jogos. Diante de sua torcida espera melhor sorte do que ocorreu na rodada inaugural contra o Santa Cruz, quando perdeu de virada por 2x1. O Acadêmica Vitória iniciou bem a competição arrancando um empate dramático diante do Central em pleno Lacerdão e calando mais de 7.000 torcedores caruaruenses. Na partida seguinte, o time desandou e foi goleado em casa pelo Sport, causando desconfiança sobre a estabilidade e poder de fogo da equipe. No duelo de hoje, oportunidade para o tira-teima.
Duas equipes que prometem dar trabalho na competição, arrancando pontos preciosos dos grandes da capítal ou vendendo caro a derrota, como já se viu nas duas rodadas iniciais. Ambas foram recém-promovidas da Série A-2. O ainda invicto Vera Cruz começou bem o certame vencendo o Náutico no Carneirão e depois arrancando um empate diante do Porto. Jogando mais uma vez como mandante, a equipe tem a oportunidade de chegar aos 7 pontos e entrar com moral na partida do final de semana diante do Santa Cruz. O estreante Araripina mostrou nas rodadas iniciais que não está apenas fazendo turismo. Vendeu a caro a derrota para o Sport e posteriormente bateu de virada o badalado Ypiranga na primeira partida como mandante, 3x2.
Dois times que ainda não convenceram na competição. Por incrível que pareça, a decepção maior está nos resultados do time da Sulanca, que apontado como um dos fortes times montados no interior, passou em branco nos dois primeiros jogos, perdendo para Cabense e Araripina. O time comandado pelo meia Rosembrik tem como ponto vulnerável sua defesa, que tomou 5 gols nos dois primeiros jogos e anulou os esforços de ataque, que balançou a rede por 3 vezes. O Náutico mais uma vez começou atrás a competição, perdendo a partida de estréia. Como o campeonato é longo e o objetivo inicial é ficar entre os 4 primeiros, existe a esperança do time se acerta no decorrer da competição.
Jogo complicado para as duas equipes que lutam pelo seu espaço na tábua de classificação. A rodada derruba um dos dois, mas não o suficiente para descredenciar qualquer um deles pela briga no G-4. A Cabense tem 100% de aproveitamento, com duas vitórias importantes diante de Ypiranga (fora de casa) e Sete de Setembro (de virada). Caso vença, o time pode embalar ainda mais nas próximas rodadas e até assumir a liderança isolada do estadual. Para o Santa Cruz, a necessidade de vitória pode servir para tranqüilizar o torcedor Coral, que anda desconfiado da capacidade competitiva do time após o decepcionante empate em casa diante do Central. Apesar de empurrado por mais de 22 mil torcedores, os comandados de Lori não conseguiram convencer e vaias foram prestadas em retribuição ao desempenho. Quem se dará bem na rodada?
Obs: O retrospecto dos confrontos é exclusivamente para jogos válidos pela Série A-1 do Campeonato Pernambucano.

4 comentários:

Washington L. Vaz disse...

Vera Cruz e Araripina se confrontaram na Série A2 do Pernambucano. Ambas na decisão do título.

Blog dos Números disse...

Correto Washington. Porém, as estatísticas que apresentamos são exclusivas da Série A-1. Estou reforçando isso no rodapé da matéria. Abraços!!!

Roberto Corrêa disse...

Muito boa essa pesquisa. Gostaria porém que o pesquizador fizesse um levantamento dos jogos envolvendo o Sport e o Itacuruba. Parece-me que é o único confronto entre um clube da capital e outro do Interior, em que esse leva vantagem. Me lembro de inúmeras derrotas que o Itacuruba impôs ao Sport, algumas até por placar dilatado. Gostaria de uma confirmação.Ficaremos Grato.

Vagner Américo disse...

hooo, Rogerio Corrêa, deixa de ser babaca cara! o cara foi bem claro na matéria, são confrontos envolvendo times do Cam PE A-1!!! e o jogo em qustão é Sport x Porto! Não itacuruba! O Itacuruba pode ter vencido todas as partidas contra o sport! Mas onde está o sport e onde está o Itacuruba!?!?! Vai torçer pra tua merda não perder hoje! O sport vai ser Hexa com a formula que vcs quiserem, pois assim terá mais méritos que o hexa da barbie e a merda da minhoca colorida!