O Campeonato Brasileiro de 2008, Série A, empolgou menos o torcedor do que na temporada anterior, mesmo tendo disputas acirradíssimas em sua reta final. A média caiu 2,69% em relação a 2007, com 469 torcedores a menos por jogo.
Poderíamos atribuir a ausência do Corinthians como um dos motivos da queda de público, porém avaliando a troca de times da A pela B, observamos que a diferença absoluta do público foi de apenas 136 torcedores por jogo, em favor da temporada 2007.
O Coritiba teve a 6ª melhor média de público, com 19.254, um pouco menos que os 19.978 que o Corinthians levou no ano anterior. O Vitória foi 11º com 15.745 contra 9.370 do América. Paraná (8.766) e Juventude (6.032) fizeram falta diante do decepcionante público de Portuguesa (5.088) e Ipatinga (3.602) .
No comparativo 2007x2008, quem se deu bem foi o Grêmio. O clube gaúcho viu sua média saltar de 21.937 para 31.725, crescimento de 44.62%, e maior incremento absoluto entre os participantes: 9.788 torcedores a mais em cada partida.
O Flamengo foi campeão de público pelo segundo ano consecutivo, apresentando crescimento de 3,76% em relação ao resultado obtido na edição passada e reafirmando a paixão de sua torcida que não atingia a marca dos 40.000 desde 1992. O clube carioca deteve os 5 maiores públicos, entre eles 77.387 presentes diante do Atlético-MG (11/10).
Outros 11 times tiveram crescimento, entre eles o Náutico (1.911 torcedores a mais por partida, 14,80%). A Portuguesa quase dobrou sua média em relação ao obtido na Série B, com 91,21%.
Entre os 9 times que apresentaram queda, aparece o São Paulo (25,47%) e o Vitória, que teve 16,08% a menos do que o público conquistado na Série B-07. A queda maior foi do Goiás (39,09%) e o Sport acabou contando com 4.294 (16,47%) torcedores a menos que na campanha passada.
Confiram os Números:
Nenhum comentário:
Postar um comentário