A CBF divulgou em Dezembro o Ranking de Clubes e Federações, baseado no desempenho dos clubes no Brasileirão e Copa do Brasil.
O ranking servirá como critério técnico para composição de vagas tanto na Copa do Brasil (participam 10 rankeados, independentes da posição no estadual), quanto em oputros aspectos que envolvem abertura de vagas para competições gerenciadas pela entidade.
O ranking possui erros graves no seus sistema de distribuição de pontos, pois só considera competições nacionais e não dá bonus aos representantes nacionais na Libertadores. Caso o Vasco conquiste a Copa do Brasil e a Série B, marcará mais pontos que o São Paulo, mesmo que o time paulista ganhe todas as competições que disputar.
Com a conquista da Copa do Brasil, o Sport acabou a temporada como o time que mais acumulou pontos, 80 ao total. Com isso, o clube que é o melhor rankeado entre os representantes do Norte/Nordeste subiu uma posição, passando para 15º no geral, apenas 1 ponto atrás do Goiás.
O Náutico conquistou 48 pontos e por pouco não ultrapassa o rival Santa Cruz.
A distância agora é de apenas 2 pontos em favor do Mais Querido, porém, matematicamente o Timbu deve tomar a vaga Tricolor ao final de 2009, visto que a pontuação de cada divisão é suficiente para garantir a futura vantagem dos alvirrubros.
A CBF não divulgou ainda o sistema de pontuação com a criação da Série D, mas estima-se que a diferença entre os pontos atribuídos pelo último colocado da Série A e o campeão da Série D seja de 40 pontos. Mesmo que o Santa Cruz vença a Copa do Brasil, ainda ficaria no mínimo 8 pontos atrás do Náutico.
O Blog dos Números não considera a possibilidade do Santa Cruz participar da Série C, fato que só ocorreria com uma improvável virada de mesa.
Confiram os 20 primeiros colocados e a posição dos representantes de Pernambuco :
Nenhum comentário:
Postar um comentário