O Campeonato Brasileiro promete pegar fogo em sua reta final. Disputas na parte de cima e de baixo da tabela prometem jogos acirrados e interesse do público para as 8 rodadas seguintes da competição.
Nos jogos válidos pela 30ª rodada, apenas Internacional e Portuguesa conseguiram valorizar o mando de campo, no pior desempenho dos mandantes em toda competição . A equipe Colorada bateu o Atlético-PR (2x1), enquanto a Lusa derrotou o atual líder Grêmio (2x0). Motivos de sobra para a comemoração do Inter.
Foram registrados empates em 5 jogos. Palmeiras x São Paulo , Sport x Náutico , além de Vitória x Fluminense, terminaram no 2x2. Figueirense x Ipatinga e Coritiba x Goiás ficaram no 1x1. Não houve 0x0 na rodada.
Santos (venceu o Botafogo, 1x0), foi o único time que venceu fora de casa. Flamengo (venceu Vasco, 1x0) e Cruzeiro (venceu o Atlético-MG, 2x0), se deram bem nos clássicos regionais, na situação de visitantes.
NA PONTA DE CIMA....
O Grêmio (56 pontos) continua líder, mas agora aparece ameaçado pelas presenças de Cruzeiro (55) e Palmeiras (55), ambos apenas um ponto atrás dos Gaúchos. Ainda estão na briga direta São Paulo (53) e Flamengo (52).
Um pouco afastados da realidade do título e com praticamente vaga assegurada na Sulamericana 2009, estão Botafogo (46), Internacional (46) e Coritiba (46), seguidos de perto por Goiás (45) e Vitória (44).
O Sport aparece na 11ª posição, sem objetivos diretos a alcançar, uma vez que já não apresenta chances concretas de disputar o título, não disputa vagas em competições internacionais (Já está garantido na Libertadores, por conta do título da Copa do Brasil) e tem remotas chances de rebaixamento.
NA PONTA DE BAIXO...
Atlético-MG (37) e Santos (36) completam o grupo que hoje estaria classificado para a Sulamericana. Ambos ainda convivem com certa ameaça da Zona de Rebaixamento.
O Figueirense (34) aparece entre as chances de ir para o G-13 ou ser pego pelo R-4. Em suma, sua temporada pode terminar com um passaporte para competições internacionais ou para a Série B. No momento, não vai a lugar nenhum...
Náutico (31), Portuguesa (31) e Fluminense (31) disputam ponto a ponto duas vagas que livram os times da degola.
O Náutico vem se segurando há várias rodadas fora da temida faixa, porém atravessa um momento delicado, marcando apenas 2 pontos nos últimos 15 disputados.
A Portuguesa não vem bem no segundo turno, porém a vitória diante do Grêmio dá novo ânimo ao representante paulista.
O Fluminense está em momento de recuperação. tendo 45,45% de aproveitamento no segundo turno, garantindo a 10ª melhor campanha dessa etapa da competição.
DESESPERO TOTAL
Situação delicada estão vivendo Atlético-PR (28) e Ipatinga (28), além do Vasco (27).
Os parananenses não vencem há 5 rodadas, os mineiros não conseguem a recuperação suficiente para sair do atoleiro (teve a pior campanha do primeiro turno) e os cariocas não vencem há 9 jogos.
Enfim....muita emoção nos aguarda!

Um comentário:
Acho que o Náutico precisa no mínimo de mais 12 pontos para evitar o rebaixamento. Com 43 pontos (com 12 vitórias) acho muito difícil o timbú cair (A certeza matemática do não rebaixamento só acontece com 55 pontos)
Postar um comentário