domingo, 28 de setembro de 2008

Série A: Inter goleia Grêmio. Palmeiras é o novo líder!

O Internacional não tomou conhecimento do arqui-rival e até então líder do campeonato, Grêmio, goleando impiedosamente o adversário por 4x1, no Beira-Rio. Com o resultado, a equipe colorada atingiu a 4ª vitória consecutiva na competição (antes derrotou Portuguesa, Botafogo e Vitória), pulando para 42 pontos e mantendo-se próximo do G-4, grupo de times que garantem classificação para a Libertadores 2009. Já o Grêmio, além de perder a liderança para o Palmeiras (vantagem dos paulistas no número de vitórias), registra a 4ª partida consecutiva sem vitória (também não venceu Fluminense, Goiás e Atlético-PR), estacionado nos 50 pontos. Nos outros dois jogos que completaram a rodada, dois empates. No Rio, o tradicional clássico entre Botafogo e Fluminense terminou em 1x1, onde os alvinegros completam jejum de 3 partidas sem vencer, apesar de ter balançado as redes adversárias pelo menos uma vez nos últimos 12 jogos. O Fogão é 6º, com 43 pontos. Para o Fluminense, agora são 6 jogos sem triunfo, com 4 empates e duas derrotas. A última vitória do Tricolor foi diante do Náutico, nos Aflitos. O resultado rendeu aos cariocas a lanterna da competição. Essa é a 8ª vez esse ano que o Flu vai para a posição mais baixa da tabela, o que não acontecia desde a 10ª rodada. Santos e Portuguesa também ficaram no 1x1. Pior para a Lusa, que pela 7ª rodada consecutiva permanece na Zona de Rebaixamento. Já o Santos, 6º melhor time do returno, continua na 14ª posição e fora da faixa da degola, por enquanto.... São Paulo (7 jogos) e Goiás (5), atualmente são os times que ostentam o maior período sem derrotas, seguidos pelo Internacional (4). Goiás e Inter venceram todos os jogos dessa série invicta. Por outro lado, Figueirense (7 jogos), Fluminense e Vasco (ambos 6) são os times que vivem os maiores jejuns de vitória. No caso do Vasco, por exemplo, a equipe coleciona 5 derrotas consecutivas, bem próximo de igualar a pior marca da competição, obtida recentemente pelo Figueira, 6 jogos. MARCAS 2008 Abaixo, o internauta pode conferir as melhores e piores marcas da Série A 2008, em termos de invencibilidade e vitórias ou derrotas consecutivas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal do Blog dos Números: gostaria de um esclarecimento sobre os critérios de classificação para a Copa Sulamericana.O site da Globo.com diz que serão classificados além do Campeão, os sete melhores classificados, excluindo-se os que vão para a Libertadores. Consequentemente, os classificados deveriam ser os clubes classificados do 5° ao 12° lugares, num total de mais 7 equipes, pois o Sport já está na Libertadores. Entretanto o site está dando o Náutico, em 13° como possível classificado. Não entendi.OBs. Observem que o Campeonato atingiu o nível de muito equilibrado: 81/24 = 3,375

Blog dos Números disse...

Olá Roberto,

Provavelmente o site da Globo esqueceu de conferir o novo regulamento da CBF, que exclui qualquer time de participar de duas competições da Conmebol, conforme escrito no artigo 7 do Brasileirão ;

" As vagas brasilieras na Copa Sulamericana de 2009 serão ocupadas pelos clubes classificados nas oito posições subseqüentes `as dos clubes classificados para a Copa Libertadores de 2009.

Parágrafo único: Nenhum clube, em nenhuma hipótese, poderá disputar as duas competições da Conmebol, a Copa Libertadores e a Copa Sulamericana"

(http://www.cbf.com.br/regulamento/regulamento_sa2008.pdf).

Sendo assim, estarão classificados os 8 melhores times da competição, excluindo aqueles que terão vaga assegurada na Libertadores 2009.

Na prática, vai do 5º ao 12º, porém, como o Sport está incluso em uma dessas posições, abre vaga para o 13º, momentaneamente. Caso o Leão não fique entre os 12, o Náutico não conseguiria vaga na posição atual.

Atenciosamente,

Adethson Leite