segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tira-Dúvidas: Quem ganha o 1º turno se dá bem?

Respondendo a dúvida do internauta alvirrubro Cassio Cortez: O Blog dos Números já fez alguma estatistica sobre quando um 1 time leva um turno e outro leva o 2º, quem na maioria das vezes leva o titulo? (Cassio Cortez)
Olá Cássio, Esse levantamento já foi realizado e para responder a sua pergunta restringimos ao universo de competições onde só foram realizados 2 turnos, conforme estrutura da atual competição. Dentro dessa pesquisa, encontramos 42 edições do estadual. Em 11 oportunidades, o mesmo time venceu os dois turnos e se deu bem (alguns casos, como em 1998, ainda teve que disputar uma final). Como curiosidade, 6 deles foram levantados pelo Sport e os demais ficaram para Náutico (3) e Santa Cruz (2) Quando tivemos campeões distintos em cada turno (31 vezes), em 17 oportunidades o vencedor da primeira fatia acabou faturando o título estadual. Sport (7), Náutico (6) e Santa Cruz (4) foram as equipes que concentraram essas conquistas. Em 14 oportunidades, o vencedor do 2º turno se deu melhor. O Náutico é quem mais conseguiu reverter a situação, com 6 títulos, contra 4 do Sport e a mesma quantidade do Santa Cruz. Sendo assim, podemos concluir que: 1) Em 42 competições (estaduais com apenas 2 turnos), o vencedor do primeiro turno vence em sua maioria, com dobro de vantagem (28x14); 2) Quando a disputa tem vencedores distintos em cada turno, a distribuição é mais equilibrada, porém ainda com vantagem para o vencedor da fatia inicial (17x14). 3) Como curiosidade, percebemos que: a) Nos 3 últimos anos, 2 campeonatos (2005 e 2007) tiveram domínimo de uma única equipe, que faturou as duas fatias da competição. Nas outras 39 edições, o fato só ocorreu 9 vezes; b) Nas 6 últimas vezes que tivemos campeões distintos de turno, existe um grande equilíbrio nessa questão, com empate em 3x3. Em 1994 (Sport), 2001 (Náutico) e 2002 (Náutico), o campeão do 1º turno se deu melhor. Já em 1995 (Santa Cruz), 2004 (Náutico) e 2006 (Sport), o título ficou com o vencedor da segunda etapa

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado Adethson, embora o Nautico leve "desvantagem" no quesito Campeao do 1º x Campeao do 2º, que será o Nautico claro leva vantagem quando leva o Segundo Turno.