Com o fracasso da tentativa de criação de uma Liga e de um campeonato pernambucano, em 1912, os clubes voltaram à disputa dos jogos amistosos.
Ainda no ano de 1912 ocorreu um fato muito importante para a história do futebol pernambucano. O “Minas Geraes Foot-ball Club” atravessou as fronteiras do Estado para disputar duas partidas de futebol na capital da Paraíba. Este clube, que estava entre os que disputaram o campeonato inacabado da Liga de 1912, foi o primeiro a disputar uma partida de futebol fora do nosso Estado. O primeiro destes jogos foi disputado no dia 13 de outubro de 1912. O adversário foi o América da Paraíba.
É interessante lembrar que, mesmo sem uma Liga que patrocinasse um campeonato, havia, desde 1909, uma tabela anual de jogos, organizada pelo British Club. Naquela época, a influência, dos ingleses que moravam em Recife, no nosso futebol, era enorme. A começar pela tabela anual de jogos do British Club.
Um fato ocorrido em 1910 retrata bem esta influência dos ingleses. A tabela organizada pela direção do British Club marcava para o dia 13 de maio de 1910 um amistoso entre Náutico e Sport. Ocorre que, no dia 6 daquele mês, morreu o monarca inglês Eduardo VII, filho primogênito da Rainha Vitória. A morte do Rei, em Londres, fez com que fosse adiado um jogo, em Recife.
No ano de 1913, a exemplo do que já ocorrera em 1912, as atividades futebolísticas do Sport, do Náutico e dos clubes de ingleses foram mínimas. Náutico e Sport realizaram uma única partida no dia 15 de junho. Jogos envolvendo os times de ingleses também foram raros.
No “Jornal Pequeno” de 14 de abril de 1913 encontramos um registro que dá uma idéia de como as atividades futebolísticas destes clubes foram, realmente, escassas.
“O director do Sport Club Recife lastima a falta de comparecimento de jogadores no campo do Derby, hontem pela manhã, onde só estiveram a trenar trez jogadores; não é de se esperar que essa mocidade forte, vivaz, queira abandonar de vez o foot-ball, espécie de sport que tanto bem faz ao nosso systema nervoso.
A manhã de hontem estava esplendida para jogar, e tanto é assim que os inglezes, esse povo que sabe comprehender melhor que nós o resultado ultra-benefico dos sports, especialmente pela manhã, andavam a passeiar pelos campos a jogar golf”.
A segunda Liga
Numa segunda tentativa de organizar o Campeonato Pernambucano, em agosto de 1913, foi fundada uma outra Liga de futebol, que também foi denominada Liga Pernambucana de Foot-ball. Esta Liga, organizou um campeonato do qual participaram os seguintes clubes: Recife Club, Pernambuco Sport Club, Sport Club Olindense e Caxangá Foot-ball Club. O returno deste campeonato chegou a ser iniciado, mas não foi concluído. O Olindense não compareceu ao jogo do 2º turno contra o Pernambuco e, pelo regulamento, perdeu por WO. Tudo leva a crer que a partir daí começaram os desentendimentos e o campeonato não continuou.
Esta Liga de 1913 também não prosperou...
Continua a criação de novos clubes, e seus jogos passam a ter maior divulgação na imprensa escrita. Dentre os novos clubes criados em 1914, dois merecem citação especial. O Santa Cruz Futebol Clube e o Sport Club Flamengo.
Originalmente, o Santa Cruz adotou o preto e o branco para suas cores. Em 1915, quando da disputa do primeiro campeonato pernambucano, mudou para vermelho, preto e branco para não ficar igual ao Sport Clube Flamengo que também era alvi-negro. A decisão de quem mudaria as cores foi feita por sorteio, conforme registrado no livro História do Futebol em Pernambuco de Givanildo Alves. O Santa Cruz passou a ser tricolor, como permanece até os dias atuais.
O Sport Clube Flamengo, fundado em 20/04/1914, nasceu alvi-negro e foi o primeiro campeão pernambucano. Com o passar do tempo, o Flamengo perdeu importância. Seus últimos anos foram marcados por derrotas de goleada. Despediu-se do campeonato pernambucano da 1ª divisão em 1949 e terminou fechando as portas.
A atividade dos times do Náutico, do Sport, e dos clubes de ingleses, foi muito pequena em 1914. Localizamos um único jogo do Sport e nenhum do Náutico.
Uma nota, publicada no “Jornal Pequeno” de 23/04/1914, dá a dimensão da pequena atividade futebolística de Náutico e Sport em 1914. Esta nota é, na realidade, a transcrição de uma carta enviada àquele Jornal.
“Ilmos srs redactores do Jornal Pequeno.
Pedimos a publicação do seguinte:
Chegando ao meu conhecimento que diversos rapazes do sympathico Club Náutico Capibaribe, organizarão um team para, no próximo domingo, bater-se com um team de inglezes ou o team do Telegrapho, venho por meio destas humildes linhas louvar o procedimento dos dignos moços pois, desde que o Sport Club do Recife não tenha um team como ficou provado pelo officio do qual vv.ss. deram noticia só existia um meio para termos um jogo de estímulo para os mesmos jogadores do Sport Club. E por este meio vamos ter no próximo domingo com a perda ou a victoria do team de brazileiros.
Agradecendo desde já a publicação destas humildes linhas na secção de sports, subscrevemo-me attenciosamente – de vv. ss. amigo e agradecido – Um foot-baller.”
Quanto aos jogos do Santa Cruz, freqüentemente, os jornais anunciavam que iriam ser realizados. Nas datas após estes jogos, contudo, dificilmente encontra-se referência a estas partidas.
De acordo com o livro História do Futebol em Pernambuco de Givanildo Alves, o primeiro jogo do Santa Cruz foi realizado no dia 08/03/1914, na Campina do Derby. Foi um jogo contra o Rio Negro FC. O Santa Cruz venceu por 7x0.
A criação da Liga que deu certo
Finalmente, em 1915, no dia 16 de junho, foi criada a Liga Sportiva Pernambucana para organizar os Campeonatos Pernambucanos. Esta Liga prosperou. Ao longo do tempo mudou de nome algumas vezes e é hoje a Federação Pernambucana de Futebol.
Participaram da criação da Liga os seguintes times: Centro Sportivo do Peres, Torre Sport Club, Sport Club Flamengo, João de Barros Foot-ball Club, Colligação Sportiva Recifense e Santa Cruz Foot-ball Club.
Com a criação da Liga, o futebol Pernambucano ganha nova motivação. Agora, além das partidas amistosas passamos a contar com os jogos do campeonato. Para o melhor time da competição o título de campeão estadual.
O primeiro jogo de Campeonatos Pernambucanos foi disputado entre os times do Santa Cruz e da Colligação Sportiva Recifense, no dia 1 de agosto de 1915.
*O autor Carlos Celso Cordeiro, escritor e pesquisador do Futebol Pernambucano, formado em Engenharia Mecânia e posteriormente em Administração de Empresas, traduz-se hoje na maior referência sobre pesquisa de futebol no estado. Livros Publicados: Campeonato Pernambucano (1915 a 1970) Campeonato Pernambucano (1971 a 2000) Sport - Retrospecto (1905 a 1959) Sport - Retrospecto (1960 a 1979) Sport - Retrospecto (1980 a 1999) Náutico - Retrospecto de Todos os Jogos (1909 a 1969) Náutico - Retrospecto de Todos os Jogos (1970 a 1984) Náutico - Retrospecto de Todos os Jogos (1985 a 1999) Náutico - Grandes Goleadores: Kuki
*O autor Carlos Celso Cordeiro, escritor e pesquisador do Futebol Pernambucano, formado em Engenharia Mecânia e posteriormente em Administração de Empresas, traduz-se hoje na maior referência sobre pesquisa de futebol no estado. Livros Publicados: Campeonato Pernambucano (1915 a 1970) Campeonato Pernambucano (1971 a 2000) Sport - Retrospecto (1905 a 1959) Sport - Retrospecto (1960 a 1979) Sport - Retrospecto (1980 a 1999) Náutico - Retrospecto de Todos os Jogos (1909 a 1969) Náutico - Retrospecto de Todos os Jogos (1970 a 1984) Náutico - Retrospecto de Todos os Jogos (1985 a 1999) Náutico - Grandes Goleadores: Kuki
Nenhum comentário:
Postar um comentário