domingo, 11 de novembro de 2007

Série B : Todo mundo na amarelinha!!!

Quem é que quando criança nunca brincou da “amarelinha” ou “academia”, como os pernambucanos costumam chamar a famosa e antiga brincadeira de saltar de casa em casa riscada no chão. Buscando chegar ao topo da figura desenhada, esses saltos iam aumentando o grau de dificuldade à medida que o participante se aproximava do final da competição. Pois bem, torcida tricolor, estamos nessa brincadeira séria, decidindo literalmente o nosso amanhã, vislumbrando à nossa frente uma bifurcação que impõe dois caminhos absolutamente distintos: um de esperança (em buscarmos dias melhores) e o outro de desespero (para sairmos do lamaçal que estamos nos submetendo por tudo que já sabemos). Todos estão vivos; todos também estão semimortos. Gama (45), Paulista (42), Santo André (42) e Santa Cruz (42), disputam cabeça a cabeça essa corrida louca e insana para fugirem das duas últimas vagas do R4 (4 Rebaixados). Ninguém é dono da verdade no que se refere ao futebol. Aprendi ouvindo por toda minha vida grandes mestres do rádio pernambucano, tais como Luiz Cavalcanti, José Santana entre tantos outros nomes ilustres, que adivinhar é proibido. Lógica é fantasia, o esperado muitas vezes não vem. Se alguém duvidar daquilo que hoje estou afirmando, observe a tabela da série B nas suas três últimas rodadas. Verifique os confrontos dessas quatro equipes, e por favor se encontrarem alguma “barbada” me comuniquem porque eu até agora só encontrei disputas acirradíssimas. O Avaí só está respirando aliviado distante desse sufoco, devido a sua inesperada vitória para o Coritiba na 34ª rodada. Como se não bastasse, ainda teremos confrontos diretos entre Santo André X Gama (13/11) e Santo André x Avaí (16/11). Também nos interessa muito observar Criciúma x Paulista (13/11). Enfim, caro leitor, a única verdade que hoje dispomos é que não há uma verdade absoluta sobre isso. É claro que não estou afirmando que o nosso "Santinha" vai escapar do R4. Seu retrospecto não inspira confiança para se fazer tal afirmação, mas, quero ser bastante enfático ao afirmar que não me impressionaria se acontecesse uma vitória diante do Brasiliense (em Brasília) na próxima terça feira (13/11). Isso mudaria tudo, devolveria a esperança, confiança e o ânimo ao torcedor coral e também ao elenco. Tudo é Possível nessa reta final. As análises combinatórias são muitas, já não há estatística, nem matemática. Agora é sangue, garra, força de vontade e determinação. Enfim, quantos pontos são necessários? 47, 48 ,...? Nesse momento só me convém afirmar a título de esclarecimento que a possibilidade máxima de Gama é 54 ou 51 (depende do jogo contra o Sto André), Santo André 51 ou 48 (idem), Santa Cruz 51 e Paulista 51. Façam suas apostas! Como eu já sei que serei vítima da inevitável pergunta, vou logo me antecipando: Na minha opinião, como torcedor, 48 pontos serão necessários e suficientes para fugir do terrível R4. Agora só nos resta esperar. No desastre de sexta-feira, encontrei um fato positivo para me apegar: o comprometimento e o empenho dos jogadores em campo. É óbvio que estou falando daqueles que ainda estão em plena atividade, exercendo a sua profissão. Não estão incluídos nesse comentário Kuki (ex-jogador), nem Saci (nunca foi). Aliás, quero registrar aqui um fato inédito e curioso, nessa série B: o Santa Cruz é o único time que entra em campo com apenas nove jogadores quando a regra lhe permite utilizar onze. Acho que está na hora de alguém com poderes para tal, advertir e alertar nosso treinador para esse detalhe.

Nenhum comentário: