domingo, 4 de novembro de 2007

PDN: Sport x Palmeiras, Série A (35ª rodada)

Sport e Palmeiras se enfretam hoje, 17h10 (Recife), na Ilha do Retiro. O jogo é válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A. Após o importante empate diante do Internacional, no Beira Rio, o Sport (14º colocado com 44 pontos) busca uma vitória que praticamente irá garantir sua permanência na Série A. Ao mesmo tempo, o Leão busca encerrar o jejum de 5 partidas sem vitórias na competição (2 empates e 3 derrotas). Jogando em casa, o rubro-negro pernambucano possui o 7º melhor aproveitamento na competiçao, conquistando 62,75% dos pontos disputados (32 em 54). Nos dois últimos jogos na Ilha, todavia, marcou apenas 1 ponto (empate com o Figueirense e derrota para o São Paulo). O Palmeiras(4º colocado com 55 pontos) busca garantir uma das vagas na Libertadores em 2008. Briga diretamente com Santos, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. Nas duas últimas rodadas, porém, não conseguiu marcar mais de 1 ponto nos jogos que teve diante de Vasco (2x2) e Juventude (perdeu por 1x0, no Palestra Itália). Jogando fora de casa, mesmo com o 3º melhor aproveitamento, não vence há 6 jogos. De toda forma, é um time perigoso e arrancou empates nos seus últimos jogos, diante de Vasco e Santos.
Dados do adversário
Resumo dos confrontos
Segundo o pesquisador Carlos Celso Cordeiro, Sport e Palmeiras já se enfrentaram 21 vezes em partidas válidas pela Série A. Vantagem para o "Porco", que obteve 12 vitórias contra 4 do "Leão", além de 5 empates. Jogando em Recife, 12 jogos. Curiosamente também existe vantagem para o alviverde, com 6 vitórias conquistadas contra apenas duas dos rubro-negros. Um desses encontros foi no Arruda, em 1974, empate em 1x1. Todos os demais, na Ilha.
O primeiro encontro foi realizado em 1971, na Ilha do Retiro, vitória do Palmeiras 2x0. A primeira vitória do Leão ocorreu no 6º duelo (Série A), com vitória por 3x1, também no reduto Leonino, em 1988. Depois, um jejum de 9 jogos que durou até 1998, com vitória no Palestra Itália, 2x1. Em 2007, no Palestra Itália, com situação totalmente adversa e com 2 jogadores a menos, o Sport bateu o Palmeiras por 2x1, no jogo de ida.
Desempenho das equipes rodada-a-rodada
Árbitro da partida
Essa será a segunda partida que Carlos Eugênio Simon apita envolvendo o Sport. O primeiro jogo foi diante do Fluminense, na Ilha do Retiro. Naquela ocasião chegou a expulsar 1 atleta tricolor (Maurício) e distribuiu 4 amarelos (2 pra cada lado). Também será o segundo jogo que apita envolvendo o Palmeiras. O primeiro, coincidentemente também foi em Recife, diante do Náutico, com vitória dos paulistas por 1x0.

Nenhum comentário: