A derrota para o Remo, com um pênalti não marcado e um gol no apagar das luzes foi um pesado golpe moral na equipe.
Perder para o Remo não seria um resultado anormal, levando-se em conta que nos 5 últimos jogos como mandantes, os paraenses venceram 4 e empataram 1. Ipatinga, Portuguesa, Ceará e Brasiliens, entre outros, também fracassaram em Belém.
O que abalou, de fato, foi a situação da derrota, em uma reviravolta quase que inacreditável.
O que preocupa é a queda de rendimento da equipe que marcou apenas 2 pontos nos últimos 5 jogos, um aproveitamento de apenas 13,33%, o pior do período. A última vitória tricolor foi há mais de um mês (18/09), diante do Ituano. No Arruda, não triunfa há 3 jogos, obtendo apenas 1 empate.
O sucesso depende de sua capacidade em conservar os dois pontos que o separam do Santo André, que não vence uma partida há 4 jogos. Nas duas últimas situações como mandante, nada mais do que dois empates para os paulistas.
Outro adversário que caminha no mesmo passo do Mais Querido é o São Caetano. Também não vence há 5 jogos, obtendo 4 empates nesse período. Como mandante, também coleciona fracassos, com apenas 1 vitória nos últimos 7 jogos.
No quadro ao lado (clicar na figura minimizada), pode-se observar a diferença entre o planejamento de Mauro Fernandes e os resultados obtidos pelo Santa.
Como meta, esperava-se alcançar no mínimo 57 pontos e no Arruda ainda é matematicamente possível chegar em 58. Difícil é acreditar que a equipe tenha força suficiente para obter as 6 vitórias necessárias.
Na esperança do Santa Cruz, o fato que nem Ceará, nem Brasiliense são destacados mandantes (ambos abaixo dos 65% de aproveitamento). O Criciúma também está em queda livre, onde nos 4 últimos jogos no Heriberto Hulse, perdeu 2 e venceu apenas 1.
Receberá também um Avaí que não costuma fazer feridas em campos alheios, apesar de ter derrotado o Paulista, na última rodada. O problema é a Ponte Preta, que não perde como visitante há 3 jogos.
O Coritiba, na última rodada, provavelmente com o título na mão, dos problemas é o menor.
Resta aguardar os próximos capítulos desse drama...
Nenhum comentário:
Postar um comentário