terça-feira, 15 de junho de 2010

CM-2010: Com dificuldade, Brasil passa no primeiro teste


Poderia ser mais fácil. O Brasil passou no seu primeiro teste diante da Coréia do Norte, mas encontrou sérias dificuldades no decorrer da partida, principalmente na criação de jogadas e ligação para o ataque.

Absoluto no domínio da bola (com incríveis 67% de posse), a Seleção Brasileira só conseguiu abrir o placar na etapa complementar, num chute fantástico de Maicon (55'), conseguindo ampliar com Elano (72"), pouco antes do mesmo ser substituido. Com atuação apagada de Kaká, os comandados de Dunga sofreram com a falta de criatividade do time e poucas foram as opções em campo para furar o bloqueio asiático.

O Brasil arriscou 26 chutes a gol, acertando 10 deles. Maicon, Nilmar (apesar de entrar no decorrer do segundo tempo) e Elano. Cada um deles acertou 2 vezes o gol. Outros chutes certeiros foram desferidos por Felipe Melo, Michel Bastos, Kaká e Robinho. Elano e Robinho também tiveram um papel importante nos gols, dando as assitências antes que a bola chegasse ao chute fatal.

Maicon (83), Michel Bastos (78) e Felipe Melo (74) foram os responsáveis pela distribuição de passes. Maicon teve um aproveitamento fantástico, errando apenas uma das 84 tentativas de passe que produziu, um aproveitamento de 99%. Por outro lado, Luis Fabiano não esteve bem no fundamento, com apenas 71% de acerto (10 em 14).

Nos cruzamentos, destaques para Maicon e Kaká, que acertaram 6 tentativas cada, municiando o ataque brasileiro nas oportunidades de gol.


Kaká conseguiu atingir a maior velocidade entre os brasileiros em campo, chegando a uma corrida com 29,8 km/h. Outros 5 brasileiros (Maicon, G. Silva, M. Bastos, Juan e Nilmar) conseguiram "sprints" maiores que A. Yong Hak, o mais veloz entre os os coreanos (24,4 km/h).

Nos desarmes, destaques para Maicon (5), Juan (4) e Felipe Melo (3). Luis Fabiano acabou sendo o atleta que mais cometeu faltas durante o jogo, 4. Não podemos destacar nenhum jogador do Brasil que efetivamente tenha sido "caçado em campo", pelo menos mirando aos números de faltas recebidas na partida.

Maicon e Luis Fabiano foram os jogadores que mais perderam bola no Brasil, 7 vezes cada. A atuação do atacante brasileiro foi apagada e pouco produtiva, sendo um dos destaques negativos do time no apertado triunfo brasileiro na estréia da copa.

Coube a Gilberto Silva a maior distância percorrida entre os "brazucas", chegando a um pouco mais de 11 km percorridos nos 90 minutos e seus acréscimos.

Michel Bastos (10,2), Robinho (9,8) e Maicon (9,7) também andaram bastante defendendo as cores verde e amarela da seleção.

Em média, casda jogador do Brasil percorreu 7.386 m contra 8.644 de seus adversários.

A Coréia pouco produziu, mas conseguiu chegar ao seu gol de honra já próximo do apito final, através de J.Yun Nam (89').
NÚMEROS DA PARTIDA



Um comentário:

Henrique Antunes disse...

Copa do Mundo - Brasil 2 x 1 Coréia do Norte

Posso escrever aqui com dois viés, um comentário seco sem levar em consideração que sou brasileiro, e um comentário mais carregado de emoção e levando, obviamente, em consideração que falo da minha seleção. Vou optar, é claro, pela primeira opção, tentando demonstrar e trazer para vocês, como vi o jogo e como analiso a estreia da nossa seleção.

Antes de mais nada, fiquei assistindo, com os amigos, Pedro Neiva (abraço a todos de Angola) e Emanoel Melo (abraço a todos de Jupi), os comentários e resenhas após a partida. Sinceramente, existem profissionais que, na minha ótica, são incapazes de comentar quando se trata de seleção. Os comentários são carregados de emoção e de paixão, de um torcedor, o que é um absurdo, pois estes profissionais formam opinião e a grande massa vai com eles. Como um profissional, numa emissora de repercussão nacional, fala que não espera nada desta seleção? Meus amigos fechem os ouvidos para isto. Por este motivo, comecei meu comentário falando dos dois viés de dar uma opinião.

Bem, voltando ao jogo, vi um Brasil, absurdamente marcado no primeiro tempo. Acho que os próprios jogadores não esperavam que tivessem nove coreanos atrás da linha da bola, a todo tempo, sendo que, ao pegar a bola, o brasileiro tinha três coreanos em cima, na sua nuca. No segundo tempo tivemos uma melhora na movimentação, principalmente de Robinho, que, lá em casa, foi eleito o melhor em campo e de Elano que procurou os espaços. Os coreanos diminuíram um pouco a pegada, pois cansaram e daí saíram os dois gols brasileiros.

Em relação às criticas em Luis Fabiano e Kaká, vejo: O primeiro foi bem marcado e não jogou bem realmente, mas isto não é motivo de crucificar o atleta, pois o mesmo já decidiu partidas e tem tudo para deslanchar. Tem várias estrelas, nas demais seleções, que não estrearam bem e não vejo motivo para desespero. Se continuar a não jogar bem, troca, temos o Nilmar no banco que jogou bem, nos minutos que atuou, e pode assumir a frente do ataque. Ou até mesmo o próprio Grafite. Já Kaká me preocupa sim, pois não está bem fisicamente e não temos substituto, a altura e na sua posição. É o único ponto que já critiquei, em nosso Blog, e volto a criticar Dunga. Vamos torcer que ele melhore.

Ah, ia esquecer de falar do gol da Coreia. A falha foi absurda, acho que até subestimaram o atleta coreano. Mas foi bom, pois abre os olhos de nossa zaga dos sonhos, como vem sendo chamada. Sem ironia mesmo, pois realmente são fortes, mas tem que respeitar e jogar sério sempre.

Caro amigos, o futebol de hoje não cabe mais aquelas goleadas históricas a todo tempo. Não adianta golear hoje e perder nas oitavas. Dunga ganhou tudo jogando simples e matando um leão a cada partida. Vamos dar crédito e deixar as críticas ou os louros para depois.

Só mais uma colocação. Emocionando o choro do Camisa 9 coreano, ao tocar o hino do seu País. Uma nação tão sofrida, devido sua ditadura política, mas com pessoas tão apaixonadas e comprometidas com suas cores. Fica o exemplo, para

Henrique Antunes do blogdoprofessorantunes.blogspot.com