domingo, 11 de outubro de 2009

Pernambucano 2010: A nova fórmula

O Campeonato Pernambucano de 2010 vai ser disputado sob nova fórmula, com a volta de finais obrigatórias e incremento de semifinais entre as 4 melhores equipes do campeonato. Dos 12 clubes que irão participar do certame, apenas o Sport foi contra o novo regulamento e absteve-se na votação. A mudança em relação a temporada 2009, chega coberta de polêmicas e uma certa ameaça de disputa jurídica. Longe das questões legais, a equipe do Blog dos Números aprova a nova fórmula de disputa, responsável por mais emoção na reta final, mesmo que o modelo prejudique a equipe mais eficiente da temporada regular. O mata-mata coloca em risco sua campanha em uma disputa de 2 jogos e o ideal tecnicamente seria uma disputa única em pontos corridos. A decisão, em tese, favorece a Náutico e Santa Cruz, times que desde 2007 não oferecem perigo ao título do Sport, que entrará na competição em busca de seu segundo pentacampeonato. O Timbu não ganha sequer turno no estadual desde 2004 e o Santa Cruz tenta se recuperar da maior crise de sua história, iniciada em 2006. CURIOSIDADE... Será instituído o título de campeão do interior disputado entre as equipes que terminarem entre a 5ª e a 8ª posição. Porém, existe um detalhe a ser observado.... a) A capital é representada por 3 equipes. Para as semifinais, necessariamente uma equipe do interior estará representada e....não poderá ser a campeã do interior. b) Nada impede que um clube da capital faça uma má campanha e não termine entre os 4 primeiros colocados, disputados os 22 jogos iniciais. Sendo assim, Náutico, Santa Cruz ou Sport podem levantar o título de campeão do interior. MAS.... O Blog dos Números torce para que o campeonato 2010 seja um sucesso e que tanto as equipes da capital, como do interior, possam sair fortalecidas, refletindo boas campanhas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.

4 comentários:

Luciano disse...

Meu caro, me desculpe, mas vc não está analisando os problemas que essa mudança de regulamento vai trazer. Vou tentar mostrar meu ponto de vista:

1- A mudança do regulamento mostra que a federação está atrelada a politicos e não aos clubes. Essa mesma formula foi proposta para ser usada este ano e não foi aceita pelo clubes do interior e não tinha apoio nem mesmo de Carlos Alberto. Oq mudou de lá pra cá? Vale salientar que o proprio Carlos Alberto disse que o regulamento de 2008 foi para favorecer o Santa Cruz e novamente ele aprova um regulamento que os dirigentes do Santa Cruz queriam. Me pergunto como podemos acreditar na lisura do campeonato desse jeito...

2- O motivo de não ter sido esse o regulamento aceito para esse ano era a quantidade de datas que seriam necessaria para o campeonato. Se vc não notou, o problema de datas vai ser causado por causa dos dois clubes que subiram para completar o campeonato de 2008. Tirando esses dois clubes o campeonato provavelmente teria uma quantidade de jogos um pouco maior que os anos anteriores mas daria pra se adequar. Pq o Sr. Carlos Alberto, o mesmo que apos a aprovação do regulamento disse que mudava o regulamento quando quizesse, não retirou esses dois times pra que não houvesse o problema da quantidade de datas?

3- A maioria das pessoas estão pensando somente no resultado do campeonato e esquecendo que não tem somente o PE para os times daqui. Tanto o Sport quanto o Nautico irão brigar até as ultimas rodadas contra o rebaixamento, onde o ultimo jogo será dia 6 de dezembro. Pelo que estou sabendo, o PE começa dia 10 de janeiro, oq vai dar incriveis 2 dias de preparação para Sport e Nautico, já que os clubes tem que dar as férias dos jogadores, oq jogaria a reapresentação para o dia 7 de janeiro. Vc verá que isso irá repercutir tanto no PE quanto no Brasileiro.
4- Talvez o Santa Cruz não tenha esse problema, mas Sport e Nautico vão penar para fazer as contratações do proximo ano. Todo jogador que quer ganhar dinheiro vai querer jogar no Rio ou em São Paulo. Até que estes campeonatos começem, vai ser um verdadeiro martirio para nossos times contratarem jogadores já que nosso campeonato começa primeiro. Se oq o presidente da federação quer é nivelar o campeonato por baixo, ele está indo muito bem...

Enfim, teremos um campeonato que não vai valorizar planejamento. Novamente teremos um campeonato que quem vai ganhar são os times da capital não pq serão os melhores, mas pq os pequenos serão prejudicados (a cabense contra o nautico foi prejudicada nos dois jogos ano passado, só pra citar um caso). Novamente vamos ter um campeonato que os erros e os supostos erros de arbitragem vai falar mais alto que os reais resultados. Novamente o planejamento vai ser jogado fora e o futebol vai cair de nivel.

O pior de tudo é que no final provavelmente o Sport vai ganhar e a reclamação dos torcedores adversários serão as mesmas: os juizes roubam para o Sport, a federação facilita para o Sport, o Sport só ganhou pq o presidente da federação é rubro-negro, etc.

Pra mim, a cada dia o campeonato pernambucano está mais proximo do fim, pq em expressão ele já não tem nenhuma mesmo.

Blog dos Números disse...

Luciano,

Seus argumentos são válidos e de fato refletem um campeonato que carece de planejamento, isso é fato.

Lamenta-se também que inevitavelmente, pouco se aproveitará da competição, para os desafios nacionais, uma vez que o calendário vai apertar ainda mais Náutico e Sport e os resultados não serão muito diferentes do que presenciamos nas últimas temporadas.

Dentro disso, estranha-se apenas o fato do Náutico ter concordado, uma vez que seria um dos mais prejudicados, ao lado dos rubro-negros. Talvez a decisão seja respaldada na tentativa de impedir o 5º título consecutivo do Sport.

Resta a todos a esperança por dias melhores...virão?

Copo de Elite disse...

NÃO HÁ DÚVIDAS QUE ESSE CAMPEONATO TEM TUDO PARA SER UM DOS MELHORES.

Não concordo com o Luciano, que seja "chororô" dos adversário. Pois a arbitragem sempre foi tendênciosa para o Sport.
Mas, falando do regulamento, esta é a melhor forma, pois o torcedor pernambucano sente falta de uma decisão, uma final. E mais, dará as equipes do interior, que podem chegar a uma final e, por que não, ser campeão.

Unknown disse...

"..favorece a Náutico e Santa Cruz, times que desde 2007 não oferecem perigo ao título do Sport, que entrará na competição em busca de seu segundo pentacampeonato"

"Longe das questões legais, a equipe do Blog dos Números aprova a nova fórmula de disputa.."

Ou seja, voce sabe que este campeonato foi feito pra impedir o hexa do Sport, mas mesmo assim acha certo.
Trico-barbie é foda mermo.