Sport e Flamengo se enfrentam hoje, 16 horas na Ilha do Retiro, em Recife. O encontro é válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2009.
O Sport atualmente ocupa a 18ª posição, com 2 pontos conquistados em 4 jogos, com aproveitamento de 16,7%. O time ainda não conquistou vitórias no atual brasileiro, marcou 5 gols e sofreu 7.
Nos jogos oficiais* em 2009, a equipe acumula 34 jogos, com 24 vitórias (70,6%), 6 empates (17,6%) e 4 derrotas (11,8%). Seu ataque marcou 69 gols (2,03 por partida) e sua defesa sofreu 27 tentos (0,79). Entre as melhores marcas da equipe no ano, 22 partidas sem perder e 5 jogos sem sofrer gol
O Flamengo ocupa a 8ª posição, com 7 pontos conquistados em 12 possíveis, com aproveitamento de 58,3%. No brasileirão, o time acumula 2 vitórias, seu ataque marcou 4 gols e a defesa sofreu também 4.
Nos jogos oficiais* em 2009, acumula 30 jogos, com 17 vitórias (56,7%), 9 empates (30,0%) e 4 derrotas (13,3%). O ataque funcionou 53 vezes (1,77) e a defesa sofreu 28 gols (0,93). Entre as melhores marcas do time no ano, 9 jogos sem perder e 3 partidas sem sofrer gols.
NÚMEROS DO CONFRONTO
24 Jogos
08 vitórias do Sport
04 empates
12 vitórias do Flamengo
25 gols marcados pelo Sport
34 gols marcados pelo Flamengo
NÚMEROS NA TEMPORADA
DIRETO DO ARQUIVO (Por Roberto Vieira)
Cada um tem seu 31 de março. Porque primeiro de abril é tudo igual. Flamengo e Sport conviviam em harmonia... até um dia 31 de março.
O Flamengo tinha um timaço: Zico, Raul, Adílio, Júnior e Leandro. O Sport tinha um belo elenco comandado por Givanildo Oliveira. Se não era um elenco de primeira grandeza, jogava como tal. O Flamengo vinha avassalador no Brasileirão. Virada em cima de virada. Foi quando o regulamento tascou para o Flamengo dois jogos decisivos contra o Sport, sendo o segundo na Ilha.
Na primeira partida do Maracanã, o Flamengo venceu: 2 x 0. No dia 31 de março de 1982, Ilha. 37.635 torcedores em campo. Fanáticos. Ululantes. Ernesto Guedes treinava o Sport. Paulo Cesar Carpengianni sentava no banco do Mengo. O time jogava sozinho. Pelo Sport havia o segredo da participação de Roberto Coração de Leão ou não. Roberto que acabou de fora do grande jogo.
O Sport alinhou País; Antenor, Marião, Aílton e Paulo Omar; Givanildo, Merica e Edson; Betinho, João Carlos e Bebeto. O Flamengo formou com Raul; Leandro, Mozer, Marinho e Júnior; Victor, Adílio, Andrade e Zico; Tita e Lico. Ou seja, o Flamengo formou com 4 homens na defesa e 6 no meio de campo, abdicando do ataque.
A decisão do Flamengo revelou-se uma armadilha para si próprio. Logo aos 5' Antenor cruza e Aílton e Bebeto passam raspando pela bola. Pouco depois em um cruzamento de João Carlos, a bola chega na medida para Betinho marcar de cabeça: Sport 1 x 0. Menos mal para os cariocas, que Leandro aproveitou-se aos 29' de uma bobeira histórica de País e Paulo Omar empatando o jogo.
Como gol fora de casa não valia em dobro e o Sport jogava por dois resultados iguais, a situação voltou a complicar com a entrada do jovem Buíque no lugar de Antenor. Júnior já não podia subir ao ataque. A defesa ficou em polvorosa. Aílton cabeceia aos 4' e Victor salva em cima da linha, mas no rebote Edson pegou uma bomba: Sport 2 x 1.
Jogo pau a pau até que surgiu o lance inesquecível. Bola nos pés de Bebeto que cruza para Edson conferir 3 x 1 para o Sport. Enquanto a galera enlouquecida gritava gol, o bandeirinha Almir Laguna e o juiz Oscar Scolfaro anulavam o tento: A bola teria saído antes do cruzamento. A Ilha torna-se a sucursal do inferno. Porém, o juiz confirma o tiro de meta e o Flamengo segue em frente rumo ao título de campeão brasileiro.
De noite, as câmeras de televisão confirmam para todo o Brasil o que os olhos rubro negros já sabiam. A bola nunca saiu pela linha de fundo. Aliás, a bola nem chegou a tocar na linha de fundo. Só havia uma explicação possível para o súbito escotoma judiciário. Explicação dada pelo dirigente carioca Márcio Braga às televisões e rádios presentes no estádio:
"Vocês acham que um time com a folha salarial do Flamengo ia ser desclassificado pelo Sport? Tenham a santa paciência!"
PARCEIROS NA EDIÇÃO DO POST
Nenhum comentário:
Postar um comentário