O Blog dos Números apresenta aos internautas o Ranking do Futebol Pernambucano, desenvolvido pela nossa equipe, com base no desempenho hisórico dos times ao longo das 94 edições já disputadas do campeonato estadual (1915-2008).
Para chegar aos resultados, foi desenvolvido um sistema de ponderação de pontos por desempenho que distribui valores diferentes para cada time de acordo com a posição final em cada uma das edições disputadas, levando em consideração o número de participantes de cada temporada.
Funciona da seguinte forma:
a) Pontuação Fixa:
1º lugar = 50 pontos;
2º lugar = 30 pontos;
3º lugar = 20 pontos;
4º lugar = 15 pontos.
b) Pontuação Variável:
De acordo com o número de participantes. O último colocado recebe 1 ponto e cada posição acima é bonificada em mais um ponto. No estadual de 2009, por exemplo, o 12º colocado receberá 1 ponto, o 11º colocado receberá 2 pontos e assim por diante, até o 5º colocado, que receberá 8 pontos.
A pontuação variável valoriza a posição relativa conquistada por cada time, onde, por exemplo, o 5º colocado de uma edição com 16 participantes tem maior valor que a mesma posição conquistada na disputa entre apenas 6 times.
SPORT LIDERA COM FOLGA
Apesar de 2 participações a menos que o Santa Cruz , o Sport (que não esteve presente em 1915 e 1978) aparece com folga na liderança do Ranking do Blog dos Números, com 3.025 pontos conquistados. A vantagem para o segundo colocado é de 310 pontos.
O Santa Cruz aparece em seguida com 2.725 pontos conquistados através das 94 participações, único clube presente em todas as edições do estadual. Se o Mais Querido ainda está longe de ocupar a primira colocação, tem uma certa folga para o 3º, com vantagem de 188 pontos.
O Náutico completa o 'Trio de Ferro" do futebol pernambucano, com 2.537 pontos, na 3ª colcoação. Abaixo do Timbu, um verdadeiro abismo separa os demais times, fato que mostra a concentraçã de forças do estadual.
Apesar de longe da elite local, o América ainda é o 4ª colocado no ranking, graças aos 6 títulos conquistados e as 77 participações ao longo da história. A vantagem que tem para o Central, melhor time do interior e 5º no ranking é de 544 pontos.
Times extintos que marcaram época em nosso futebol também aparecem entre os 10 melhores de todos os tempos. É o caso do Torre (6º colocado, 436 pontos, 3 vezes campeão, 23 participações), Flamengo (7º colocado, 230 pontos, primeiro campeão estadual, 32 participações) e Tramways (8º colocado, 176 pontos, 2 vezes campeão, 7 participações, além do Ferroviário do Recife (158 pontos, 39 participações).
O Íbis com 46 participações aparece com 73 pontos, na 13ª posição.
Dentro do processo de interiorização do nosso futebol, o surgimento de novos ícones como o Porto (10º colocado, 153 pontos, 14 participações).
O Desportiva Vitória (11º colocado, 119 pontos, 13 participações) foi extinto e o novo Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas, que será denominado como Vitória, clube fundado em 06/05/2008, fará sua estréia no ranking apenas em 2009.
4 comentários:
Adethson: O ranking do pernambucano está muito bom, mas seria interessante também ser divulgado o ranking do Carlos Celso Cordeiro, onde são levados em conta apenas os pontos ganhos ao longo dos 94 campeonatos já disputados. Nêsse ranking, o Central aparece em 4°.
Muito bom este blog, parabéns pelo trabalho, empenho e organização.
Parabens por excelente trabalho , ouvi na CBN , visitei , comprovei e indiquei a minhas listas ,
Torço pelo sucesso desse trabalho.
Jose de Mendonça Simões
Recife PE
SPORT
Amigos,
Só tenho a agradecer pelo apoio dado a esse trabalho.
Nossa expectativa é sempre receber contribuições e críticas que tornem esse espaço sempre melhor.
Conto com vcs!!!
sds,
Adethson Leite
Postar um comentário