O Atlético-MG fez a festa no Minierão na abertura da 35ª rodada e atropelou o Vasco por 4x1, aumentando as chances de rebaixamento da equipe carioca.
O Galo mostrou diante de sua torcida que está mesmo disposto a conseguir uma das vagas para a Copa Sulamericana 2009.
Os mineiros não tomaram conhecimento do desespero vascaíno e o resultado eliminou matematicamente qualquer risco de queda para os atleticanos.
O placar começou a ser construido ainda no início de jogo, quando Castillo aos 10 minutos inaugurava o marcador. Aos 31, Renan Oliveira ampliava, 2x0. No segundo tempo, Leandro Almeida converteu duas penalidades (aos 13 e 17 minutos, respectivamente) dando vantagem de 4x0 para o Atlético-MG.
Ao Vasco coube o gol de honra de Madson (23') e uma penalidade desperdiçada. O risco de rebaixamento dos cariocas aumentou consideravelmente após o resultado adverso.
CORRENDO DA DEGOLA
Matematicamente, metade das equipes ainda correm algum risco de rebaixamento, a partir do Vitória (11º colocado).
Com 45 pontos, mesmo que não pontuassem mais, tanto o Vitória quanto o Sport ainda teriam 0,02% de chance de cair, segundo cálculos do site Chance de Gol.
Entre 42 e 44 pontos, as chances de queda variam de 16,8% até 0,20%, com chances de se decidir a vaga em critérios de desempate.
Com 41 pontos, as chances de cair se aproximam de 50%, enquanto que entre 39 e 40 pontos só mesmo um milagre pode salvar um dos times que terminar nessa faixa.
Quem somar menos de 39 pontos já pode carimbar seu passaporte para a Série B 2009, uma vez que a situação de rebaixamento se torna inevitável.
Exceto o Ipatinga, que no máximo alcança 43 pontos, qualquer uma das 9 equipes que sofrem algum tipo de ameaça ainda depende das próprias forças para fugir da queda.
Quem chegar aos 47 pontos, fica livre, com 100% de segurança!
2 comentários:
Gostei muito da frase final: quem chegar aos 47 pontos tem 100,00% de chances de permanecer na séria A em 2009. Isso bate com o que foi dito por mim no post do dia:10/11 sobre Rebaixamento: "Santos encabeça a lista dos desesperados". Está devidamente provado que meus cálculos estavam corretos, ao contrário dos do matemático do J.C. a quem enviei matéria, solicitando a correção do equívoco, inclusive provando por A + B o erro, e não fui atendido. Nada como um dia atrás do outro !
Grande Roberto,
Recentemente (essa semana) saiu uma publicação no JC ou DP comentando sua projeção e a de Eduardo.
Grande abraço!!!
Adethson Leite
Postar um comentário