O Serrano vai para sua 5ª edição seguida do Pernambucano, tentando devolver para sua torcida as boas campanhas que realizou em 2004 e 2005, quando esteve entre os melhores times do interior.
Na sua estréia em 2004, só foi superado pelo Itacuruba, além do "Trio da Capital". Já em 2005, a equipe terminou com o título virtual de "Campeão do Interior", com a 4º colocação geral, apenas 4 pontos a menos que o Sport.
Também em 2005, conseguiu destacar-se por terminar o 1º turno como única equipe invicta e com a segunda melhor campanha da etapa.
Nos dois últimos anos, a equipe não conseguiu repetir as campanhas iniciais, terminando 2007 apenas uma posição acima da Zona de Rebaixamento. Mesmo assim, terminou a temporada passada defendendo uma invencibilidade de 6 jogos como mandante.
2004, O ano do Jumento (Por Roberto Vieira)
Noventa minutos. Foi o que o Serrano precisou para mostrar seu cartão de visitas no Campeonato Pernambucano de 2004.
O time da terra de Lampião fazia sua estréia na elite do futebol pernambucano. Contra o Todo-Poderoso Sport. Sport de Maizena, Nildo e Valdir Papel. Do técnico Hélio dos Anjos.
E para enfrentar o Sport no Pereirão, o Serrano alinhou Genílson, Rogério, Mendes, Jacó e Ismael, Marivaldo, Paiva, Alexandre e Alan (Vavá), Petróleo (Rincón) e Bia (Luciano). Sob a direção de Marcelus Almeida.
3.349 pagantes foram ao estádio aguardando uma goleada dos recifenses. Ledo engano. Quem tomou conta do gramado foi o popular Jumento.
O domínio foi tanto que aos 37' Petróleo domina a pelota e rola para Marivaldo. Marivaldo enfia o pé e Maizena não consegue segurar. Alan vem na corrida e enche o pé. 1x0. Para a torcida incrédula.
Alguém grita que no segundo tempo vai ter virada. Mas chega o segundo tempo e tudo continua a mesma coisa. Até aos 14' quando Nildo dribla a defesa e ao penetrar na área é derrubado. Pênalti. Nildo se prepara pra cobrar mas é impedido por Valdir Papel:
'Deixa comigo!'
Valdir Papel manda no canto esquerdo e observa o arqueiro Genilson voar como um gato e desviar a bola para escanteio.
Aos 20' mais um golpe contra o time de Serra Talhada. O árbitro Emerson Sobral manda o goleiro Genilson para o chuveiro e deixa o Serrano com apenas 10 jogadores. O reserva Luciano entra em campo. A torcida fica calada. Mas o placar continua 1x0 até o final.
O Serrano, caçula da Primeira divisão arranca três pontos ante o campeão estadual de 2003. E segue firme até o final do torneio, encerrando sua participação em quinto lugar na classificação geral.
De intrigante, apenas a manchete do jornal no dia seguinte. Em vez de escrever 'O Serrano vence!', preferiram 'O Sport perde'!.
Coisa de nordestino que não sabe respeitar a bravura do Jumento
*Blog dos Números recomenta: Blog do Roberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário