sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O Título de 1987, pelo Blog dos Números (parte 1)

O Blog dos Números resolveu contar a história do título brasileiro de 1987, usando como ferramenta principal a imparcialidade e trazendo para o debate alguns dos pontos que muitas vezes passaram desapercebidos do grande público, criando mitos e inverdades, além de falsas lembraças até mesmo retratadas em jornais de grande publicação no pais, seja de forma proposital ou não. Antes de entrar na divisão de opiniões em favor de Sport ou Flamengo, faz-se necessário que voltemos 1 ano antes da confusão, em 1986, quando se realizou a Copa do Brasil que será o ponto de reflexão para toda questão que envolve a criação da Copa União, sua legalidade e a reflexão sobre os critérios técnicos adotados e que deu origem a grande polêmica que vez ou outra ainda é reativada, mesmo que na justiçã o assunto já tenha sido esgotado, com decisão favorárel ao Sport Club do Recife, represente do país na Libertadores de 1988, ao lado do Guarani.
Copa Brasil 1986

A edição de 1986 da Copa Brasil era composta por 44 times divididos em 4 grupos de 11, mais outros 16 times que disputariam um torneio paralelo com direito a 4 vagas na segunda fase (clique na imagem ao lado para ampliar a classifiação da 1ª fase). A regra de classificação previa 32 clubes na segunda fase, da seguinte maneira: a) Os 6 primeiros de cada um dos 4 grupos de 11 (grupoas A, B, C e D); b) Outros 4 times de melhor índice técnico entre os demais participantes dos grupos acima citados; c) Os campeões de cada grupo do Torneio Paralelo (Grupos E, F, G, H).


Classificados para a segunda fase:
1. Pelas vagas do Grupo Grupo A: São Paulo, Inter-RS, Sport, Fluminense, Bangu e Ceará Grupo B: Flamengo, Ponte Preta, Corinthians, Atlético-PR, Grêmio e América-RJ Grupo C: Bahia, Guarani, Santos, Rio Branco-ES, Cruzeiro e Atlético-GO Grupo D: Atlético-MG, Portuguesa, Vitória, Palmeiras, Nacional e CSA 2. Índice Técnico: Joinville (10p, 4v, 14-17) Botafogo (10p, 3v, 11-11) Goiás (10p, 3v, 08-09) Comercial (10p, 3v, 09-11) 3. Campeões do Torneio Paralelo: Grupo E: Treze Grupo F: Central Grupo G: Internacional-SP Grupo H: Criciúma 4. Polêmica e times biônicos Um caso de doping de um jogador do Sergipe, no jogo contra o Joinville, deu a vaga do critério técnico aos catarinenses (que tinham empatado em 1x1 e recuperaram o ponto perdido), tirando o Vasco-RJ da etapa seguinte. Briga no tapetão. Não bastasse, a CBF decidiu eliminar a Portuguesa que entrou na Justiça Comum por conta de problemas com a venda de ingressos. Com o protesto do Vasco, além da ameaça de outros times de SP, em solidariedade ao caso da Portuguesa, o jeito foi improvisar. Deu a vaga para o Vasco, esqueceu a punição contra a Portuguesa e ainda chamou outros 3 times por conta da interferência do Chefe da Casa Civil, Marcos Maciel, beneficiando os pernambucanos Náutico e Santa Cruz, além do Sobradinho. 4 times biônicos (Vasco, Náutico, Santa Cruz e Sobradinho), 1 perdoado (Portuguesa) e 36 times participantes na segunda fase, divididos em 4 grupos de 9.
Segunda fase e mata-mata

A CBF determinou que, dentro das regras da competição, os 7 primeiros colocados dos 4 grupos da segunda fase (I, J, K, L) iriam compor a 1º divisão de 1987. Após os jogos, tendo cada um dos participantes disputado 16 partidas (jogos de ida e volta), dentro dos critérios pré-estabelecidos, estariam com vaga assegurada na 1ª divisão: I: Palmeiras, São Paulo, Joinville, América-RJ, Santos, Bangu e Treze; J: Guarani, Fluminense, Flamengo, Grêmio, Goiás, Santa Cruz e Atlético-GO K: Cruzeiro, Portuguesa, Bahia, Inter-SP, Atlético-PR, Náutico e CSA; L: Atlético-MG, Corinthians, Vasco, Criciúma, Inter-RS, Ceará e Rio Branco-ES Entre esses, os 4 primeiros de cada chave (clique na figura e amplie a classificação da 2ª fase), estariam na 3ª fase da competição, que seria desenvolvida no sistema mata-mata até as finais. As finais foram disputadas por São Paulo e Guarani, onde os tricolores levaram a melhor nos pênaltis e conquistaram o título da temporada; Nas semifinais, ficaram o Atlético-MG e América. Nas quartas-de-final, pararam o Bahia, Fluminense, Corithians e Cruzeiro. Nas oitavas, aparecem na lista dos eliminados o Criciúma, Palmeiras, Portuguesa, Inter-SP, Flamengo, Joinville, Vasco e Grêmio.


Próximo capítulo... Na sequência do levantamento, o Blog dos Números irá trazer a arrumação para os grupos de 1987, o que deveria ser feito e o que de fato aconteceu. Aguardem!!!! Obs: Fonte de dados: - Revista Placar; - Revista Trivela - RSSSF; - Livro "Arquivo dos Campeonatos Brasileiros" (José Renato Sátiro).

Nenhum comentário: