terça-feira, 20 de novembro de 2007

Matemática: Sport e Náutico na reta final

Para alívio dos torcedores alvirrubros e rubro-negros, mesmo faltando ainda 2 jogos para o fim do campeonato, Sport e Náutico já apresentam reduzidas chances de cair, mesmo que não somem um ponto sequer. Pensando nisso, o Blog dos Números apresenta as contas que ainda podem ser trabalhadas pelos times, tanto na luta contra o improvável rebaixamento, como também na busca por uma das vagas na Sul-Americana. Vale lembrar que neste estudo, exclusivo do Blog dos Números, as chances calculadas não são ponderadas com expectativa de vitória e partem do princípio que os 3 resultados possíveis em cada jogo tem o mesmo peso, evitando favoritismos e apresentando o valor real das chances de sucesso.
Sport na Sul-Americana Com atuais 48 pontos, o Sport tem a possibilidade de chegar até os 54 pontos, ao final dos 38 jogos da Série A. Essa pontuação garantiria que em 79,01% das chances existentes, o clube pernambucano teria sua vaga na Sul-Americana confirmada. Vale alertar, no entanto, que só com as 2 vitórias esse cenário torna-se possível, o que faz com que as chances combinadas de atingir a pontuação e assegurar a classificação sejam de 8,78%. O Sport ainda teria mais 3 chances de classificação, com 52, 51 ou 50 pontos. Com 52 pontos, teria 39,51% de possibilidades em conquistar uma vaga. Esse, inclusive é o cenário mais realista para uma possível vaga do Leão, combinando esforço do Sport versus chance de fracasso de seus oponentes, teríamos 13,17% de possibilidade de ter esse cenário concretizado. Para 51 pontos, restariam apenas 17,56% de chance de não ser ultrapassado pelos concorrentes diretos, garantindo uma posição entre os 12 primeiros (devido ao "fator fluminense", até o 12º colocado garante vaga). Mesmo tendo certa possibilidade de alçançar a pontuação, o cenário com o objetivo desejado é de 9,76%. Com 50 pontos, dificilmente conseguiria sucesso, afinal, o risco de ser ultrapassado pelos demais é de 97,53% e as chances desse evento acontecer não ultrapassa 2%.
Náutico na Sul-Americana. Antes de mais nada, vale informar que o Náutico é menos dependente de resultados indiretos do que o Sport, uma vez que vencendo o Figueirense, avança uma vaga indepententemte do placar. Por este motivo, elimina resultados paralelos do próprio adversário na construção das chances absolutas. As chances do Náutico terminar com 52 pontos são de 11,1%. Caso chegue, conta com 79,01% de possibilidade de conquistar a vaga. O alto percentual se dá pela vantagem que o Timbu apresenta em relação aos adversários, no que se refere aos critérios de desempate. Na segunda possibilidade de classificação, atingindo 50 pontos, suas chances cairiam drasticamente, com apenas 6,50%. É um cenário com apenas 2,19% de possibilidade. Uma situação curiosa aconteceria se o Timbu chegasse aos 49 pontos. Um fator seria muito importante: o resultado sobre o Figueirense. Caso vencesse os catarinenses, teria 3,70% de chance de garantir a vaga. Já no caso de perder para o Figueirense e vencer o Flamengo, suas chances de sucesso cairiam para 1,23%.
Chances de Rebaixamento O Náutico aparece com 3,70% de chances de cair, caso some 46 ou 47 pontos, uma vez que esse deslocamento teria pouca influencia nos resultados obtidos pelos seus adversários. Para o Timbu, o risco ainda existira caso chegue aos 48 pontos, com chance de 1,10% de fracasso. Para o Sport, caso pontue, o risco de rebaixamento é 0%. Mesmo que perca os dois jogos, apenas 0,82% das combinações possíveis (o Náutico chegar aos 48 pontos e Corinthians e Goiás vencerem os dois jogos)

Nenhum comentário: