terça-feira, 30 de outubro de 2007

PDN: Ceará x Santa Cruz, Série B (33ª rodada)

Ceará e Santa Cruz se enfrentam hoje, 20h30 (Recife), no Castelão. O Ceará, 8º colocado com 45 pontos, sabe que a vitória é fundamental para que encoste no G-4, onde o Vitória (4º colocado)aparece com 6 pontos de vantagem. Destaque para o ataque alvinegro, 4º melhor da competição, com 51 gols. Após empatar com o Marília, o "Vovô" volta a se apresentar no Castelão, onde tem aproveitamento de 64,58% como mandante. Em casa, já tropeçou diante da Portuguesa, Coritiba e Criciúma (jogos em que empatou), além das derrotas para Vitória, São Caetano e o rival Fortaleza. O Santa Cruz, 15º com 40 pontos, precisa "acordar" novamente na competição. Com apenas 2 pontos de vantagem para o Santo André (17º), vem desperdiçando consecutivamente chances de livrar de uma vez por todas o rebaixamento. Nas últimas 5 rodadas, apenas 2 pontos (pior desempenho do período - 13,33%) Fora de casa, até que o Mais Querido tem melhorado, mesmo com a desastrosa derrota para o Remo na última rodada. Antes, conseguiu 1 vitória e 3 empates nos jogos seguintes a goleada sofrida diante do Barueri. Apesar das dificuldades, não será nenhum mistério o resultado de triunfo para o Tricolor.

DADOS DO ADVERSÁRIO

RESUMO DOS CONFRONTOS Segundo informações do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, o tradicional clássico nordestino já ocorreu 47 vezes (vantagem do Santa Cruz, com 19 triunfos contra 16 dos Ceará). Na Série B, 14 encontros (ver quadro abaixo). O primeiro jogo (Série B), aconteceu em 1990. Empate de 1x1 no Arruda. Em 2007, o encontro também terminou empatado com o mesmo placar (jogo de ida). Jogando em Fortaleza, 5 jogos. 2 vitórias do Ceará, 1 vitória do Santa Cruz e 1 empate. O próprio Santa Cruz já mostrou que é possível


DESEMPENHO DOS TIMES - RODADA A RODADA

4 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, gostaria de dar parabens a toda a equipe pela existencia do Blog dos Numeros.
Eu moro no Rio de Janeiro e cheguei até vocês quando estava procurando informacoes sobre os jogos da Copa do Brasil de Futebol Feminino.
Não achei nada! Voces tem alguma sugestão de onde posso encontrá-las logo apos o fim dos jogos? Tem que ser logo depois do final! Não pode ser no dia seguinte!
Quanto às campanhas de Ceará e Santa Cruz, tenho uma sugestão a fazer:
- é preciso definir corretamente o que é jogar no Castelão, jogar em casa e jogar como mandante. Da maneira como está escrito causa dúvidas em quem lê.
Explico: até a 32ª rodada, o Ceará tinha 60,8% de aproveitamento em casa (31 pontos em 17 jogos). No Castelão, o aproveitamento era de 71.4% (30 pontos em 14 jogos).
- os números que você publicaram estã diferentes.
- vocês concordam que Ceará x Fortaleza no Castelão é um jogo onde os dois times jogaram em casa?
Meu e-mail é: robetao@hotmail.com
Abraços a todos.
Roberto Rodrigues.

Blog dos Números disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog dos Números disse...

Olá Roberto,

Em nome do Blog eu agradeço sinceramente pelos elogios e esperamos sempre atender as expectativas ou chegar próximo a isso..

Quanto ao Futebol Feminino, já estamos com uma pessoa - Sue Holder - que irá escrever sobre o Futebol Feminino, de uma maneira geral. Contudo, até por ser um Blog não-profissional, não há como nos comprometermos com publicações logo após o jogo.

Ainda sobre atualizações, vale lembrar que o foco do Blog dos Números é análise e estatística, diferentemente dos sites de notícias. Como caracterísitca, pode-se encontrar um trabalho diferenciado, analítico e exclusivo, porém, vai de encontro à velocidade de publicação.

Em relação ao Ceará e a questão Mandante x Castelão, o conceito é definido pela chamada do time.

Consideram-se jogos como mandante 16, com aproveitamento de 64,6%. Das partidas como "Mandante", foram realizadas 13 no Castelão (30 pontos e 76,9%) e outras 3 no PV (1 ponto e 11,11%).

Na questão dos jogos contra o Fortaleza, na posição de mandante (08/09), a equipe perdeu por 1x0. Na condição de visitante, 08/06, também perdeu pelo mesmo placar.

A regra de mandante ("casa") e visitante ("fora") é definida pelo arranjo da tabela e não local da partida. Na Série C, por exemplo, o Naiconal de Patos joga como "mandante" nas partidas realizadas em Campina Grande.

Os clássicos regionais inveriavelmente terão aspectos de "campo neutro", principalmente em praças como Rio Grande do Norte, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outros, mas tecnicamente sempre haverá um mandante e um visitante.

Mais uma vez agradecemos e incentivamos que sempre coloque assuntos em pauta para debate. No texto em questão, de fato, há uma certa mistura entre Castelão x Mandante.

Blog dos Números disse...

Dois outros pontos a comentar:

1. O Blog dos Números é focado no futebol pernambucano, portanto, não tem compromisso de abordar competições como a Copa do Brasil de Futebol Feminino por inteiro;

2. As 10h de hoje, quarta-feira, nem mesmo a CBF, entidade que promove o evento, havia divulgado os resultados da rodada.